top

create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O DOM DE DISCERNIR

Já tocamos neste assunto, mas voltemos a ele. Uma leitura atenta da Palavra de Deus nos levará aos profetas e aos falsos profetas; os que comunicam a verdade e os que comunicam o erro. Como eles sempre existiram e ainda existem, e nem sempre é possível saber quem fala em nome de Deus e quem fala no próprio nome, convém prestar atenção ao comportamento dos verdadeiros e sofridos profetas de Israel e dos verdadeiros apóstolos . Fica mais fácil discernir entre os mensageiros de Deus e os mensageiros de si mesmos.

Verdadeiros

Isaias, Jeremias, Ezequiel, Jesus, Paulo, Pedro e os atos falam com clareza sobre falsos cristos, falsos ungidos, falsos profetas e falsos pregadores que se apossam do sagrado para obterem os seus fins. O capítulo 23, 9-40 de Jeremias é um texto de leitura inadiável para quem deseja entender o que é um profeta. Também Jeremias 14,14. Acrescente Mateus 24,4- 14 mais Mt 24,23-28 e 2 Tm 4,1-5

Jeremias 14,13-14 quis saber o que fazer com profetas que diziam coisas agradáveis, mas não verdadeiras ao povo e o Senhor respondeu

Estes profetas estão profetizando mentiras em meu nome. Eu não os enviei nem lhes dei ordens e nunca lhes disse nada; eles inventam profecias só para enganar.

Paulo diz a Timóteo ( 2 Tm 3,1-9 e 4,1-5) sobre o futuro da profecia em tempos difíceis

Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis Pois muitos serão egoístas, dinheireiros, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes ao seus pais e não terão respeito pela religião. Não terão amor pelos outros e serão duros, usarão de calúnias, mostrar-se-ão incapazes de se controlarem, serão violentos e inimigos do bem. Serão traidores, atrevidos, e cheios de orgulho. Amarão mais o seu prazer do que a Deus; parecerão ser da nossa religião mas com suas atitudes negarão o verdadeiro poder da fé.

Fique longe dessa gente.
Paulo ao Bispo Timóteo :..2 Tm 4,1-8

Na presença de Deus e de Cristo Jesus que julgará todos os seres humanos, tanto os que estiverem vivos como os que já tiverem morrido, eu ordeno a você com toda a firmeza, o seguinte :

Por causa da vinda do Cristo e do seu Reino pregue a mensagem e insista nela. Quer você agrade ou desagrade.

Tente convencer , repreenda se for preciso,anime, ensine com toda a paciência. Vai chegar um tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres que vão pregar e repetir exatamente o que elas querem ouvir. Elas preferirão deixar de ouvir a verdade para ouvir historinhas e lendas.

Você seja equilibrado e moderado em palavras e atitudes.e em todas as situações. Se sofrer por isso, encare o sofrimento, mas faça o trabalho de um verdadeiro evangelizador. Cumpra o s eu dever de servo de Deus. . Quanto a mim, a minha hora chegou. Serei sacrificado e á é tempo de deixar esta vida.Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim , conservei a fé .E agora está me esperando o prêmio da vitória, que é dado para quem vive uma vida correta; prêmio que o Senhor, justo Juiz que é,me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos os que esperam com amor a sua vinda! ….

Demas voltou ao mundo, todos deixaram Paulo sozinho no dia do julgamento, Jesus foi abandonado por causa da sua pregação e na hora da cruz, falsos profetas com discípulos irados e fanatizados tornaram difícil a vida dos verdadeiros profetas, seguidores de hereges como Donato chegaram a passar cal nos olhos dos outros cristãos e a matar ou silenciar quem não aderisse a Donato e ao Donatismo.

Perigosamente simpáticos

Seguidores de Montano, Priscila e Maximila não admitiam nenhuma outra pregação senão a de seus mentores, que se constituíram na única autoridade que admitiam. Nem mesmo ao Papa eles ouviam. O que bispos e papas diziam passavam pelo crivo de Montano e suas auxiliares.

Os falsos profetas tinham poder e influência e sabiam, ocupar espaços e púlpitos interessantes,os melhores templos, as cortes, as casas dos ricos e poderosos. Silenciavam padres, calavam bispos e conseguiam transferi-los e até exilá-los. A Igreja oficial também respondia e retaliava.

Tudo isso porque, em tempos de crise ficou difícil discernir quem era profeta e quem não era. Bispos se enganavam com a falsa mansidão de alguns pregadores, imperadores mudavam de lado encantados por algum novo discurso; o povo nas ruas brigava por aquele padre ou aquele profeta.

Pareciam ter poder

Não sabendo discernir eles caíram no que Jesus predisse em Mateus 24,24-25 : que falsos ungidos e falsos profetas fariam até milagres e maravilhas para enganar , se possível até o povo escolhido de Deus. Prestem atenção, dizia Jesus Estou avisando vocês com antecedência. É isso que haveria de acontecer !

Pregadores poderosos

Um olhar pela mídia religiosa de hoje, com mais de mil programas de rádio e de televisão, milhares de pregadores, um poder econômico incrível, gigantesco poder de influência e de persuasão, discursos cheios de certezas e de promessas mostram o quanto ficou difícil distinguir qual a verdadeira Igreja do Senhor, pois todos se proclamam porta-vozes da pureza da fé, e todos convidam para a sua Igreja como o verdadeiro endereço do Cristo.
` Migração de fiéis

A prova de que ficou difícil discernir é a mudança cada dia mais freqüente e a migração dos fiéis de uma igreja para outra, de um pregador para outro. Um pregador de uma igreja mais verdadeira não aceita o pregador da outra Igreja mais verdadeira. Não vale o batismo deles porque não foi em água corrente. Não vale a pregação do outro porque lá há um detalhe que a Bíblia condena.

Puros e convertidos

Mas eles se apresentam como convertidos e puros. Lá no seu templo não há pecado, porque lá Satanás foi derrotado e as doenças acabaram. Lá não se sofre mais. Centenas de pregadores orando conseguem lá tudo o que o fiel quiser do Senhor. Ele agora tem novos profetas que ressuscitam pessoas, curam da aids, do câncer, de caroços, do demônio da diarréia ou da unha encravada . Quem discorda deles tem o demônio e não é do Cristo, porque está combatendo e atrapalhando a obra de Deus…

Tempos de crise

Os tempos são de crise econômica, social, e de convivência internacional. São tempos de fome, de medo, de terrorismo. Os bandidos voltam a ter poder sobre as cidades. Os políticos perdem a credibilidade, Os religiosos que poderiam tê-la, brigam entre si para ver quem, dentro da mesma Igreja, ou dentro das igrejas vai conquistar mais fiéis e mais contribuintes que eles chamam de mais almas para Cristo..

Separadores

Quem discorda dos seus métodos é prontamente isolado e silenciado ou jogam seus fiéis contra ele, seja sacerdote, pastor ou jornalista. Venceram os fundamentalistas e podemos esperar mais conflitos e violências no mundo muçulmano, no mundo judeu e no mundo cristão, também no mundo das ideologias, porque uma esquerda ressentida quer voltar, se preciso pela violência e uma direita também ressentida quer o poder , se preciso pela violência.

Anunciar Jesus em tempo de crise

Fica difícil anunciar Jesus num mundo em que até os que se dizem membros da mesma Igreja proíbem o acesso dos outros aos seus púlpitos, porque eles fazem perguntas e observações incômodas. É difícil anunciar Jesus numa sociedade que responde ao crescimento da militância dos fundamentalistas com a militância fundamentalista do outro lado ou com a dureza dos novos ateus .

O que provam os números?

Somos capazes de discernir entre os verdadeiros e os falsos profetas? Porque tal grupo ou tal igreja enche os seus templos são mais profetas do que os outros?

Bento XVI , naqueles dias ainda Cardeal Ratzinger, numa entrevista a Peter Seewald respondeu a respeito da estatísticas de templos cheios ou templos vazios :

A teologia do pequeno rebanho é uma categoria fundamental do que é ser cristão. A estatística não era uma das medidas de Deus. Tem-se que se abstrair dos parâmetros quantitativos do sucesso. Não somos uma empresa comercial que se possa avaliar em números, só porque vendeu cada vez mais ou fez uma política de sucesso.

Talvez tenhamos que nos despedir da atual ideia de igreja de massas Estamos possivelmente numa época diferente da História da Igreja Nela, o cristianismo talvez volte a estar sob o signo do grão de mostarda, em pequenos grupos, aparentemente sem importância, mas que vivem intensamente contra o Mal e trazem o Bem para o mundo : deixam Deus entrar. Vejo que há muitos movimentos desse tipo. (O Sal da Terra pg 15)

O que é um bom profeta, um bom comunicador, um verdadeiro ungido? Quem atinge multidões e as sacode, ou quem prega certo e despe-se de si mesmo para que apareça tão somente o Senhor, a sua Igreja e a sua mensagem?

Não nos deixemos enganar por câmeras e microfones, nem por igrejas enormes, nem pelo marketing da fé. A profecia desafia todos esses parâmetros e instrumentos. Se é de Deus sobrevive e vai longe, se não é, cai com a queda das primeiras antenas! Ficarão os profetas serenos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário