top

create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, 25 de março de 2012

Real significado do termo (Naquele Dia)

Bem meus irmãos, existe uma dificuldade dentro do protestantismo no entendimento de certos termos teológicos usados nos escritos Bíblicos, pois há aquela falta de espiritualidade dentro do protestantismo além daquela fé baseada em cima de dez versículos isolados retirados de seus contextos originais, como se não bastasse todas essas questões levantadas nesse artigo, nossos amigos protestantes lêem a Bíblia Sagrada se esquecendo da cultura em que ela fora escrita, sendo assim, a leitura Bíblica dentro do protestantismo é feita através dos dicionários de língua portuguesa se utilizando dos termos segundo o que está definido nesse dicionário.
Esse é o maior erro protestante, pois a Bíblia Sagrada é interpretada através do dicionário teológico, só assim conseguimos entender o real significado dos termos usados pelos Profetas, Jesus Cristo e os Apóstolos.

Nesse artigo eu vou trabalhar em cima do termo (Naquele Dia ou Aquele dia), esse termo é encontrado em vários textos Bíblicos, porém o sentido teológico dele é relacionado ao (Juízo Final com a Segunda vinda de Jesus Cristo), ou seja, na maioria dos textos em que esse termo é empregado o autor está se referindo ao (JUIZO FINAL).

Entendendo que o termo (Naquele Dia) se refere ao Juízo e a Segunda vinda de Jesus Cristo, conseguimos também interpretar o que Jesus Cristo profetizou nesse texto.

Mateus 24:

34. Em verdade vos declaro: “não passará esta geração antes que tudo isto aconteça”.

35. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão.

36. Quanto “ÁQUELE DIA” e àquela hora, ninguém o sabe, nem mesmo os anjos do céu, mas somente o Pai.

Esse é o texto chave para uma exata compreensão do Apocalipse, porém pouco compreendido pelos protestantes, o mau entendimento desse texto gera todas as aberrações que vemos hoje em dia dentro da divisão protestante.

No texto diz que tudo aconteceria naquela geração, menos algo que aconteceria (NAQUELE DIA), sabendo que esse termo (Naquele Dia ou Aquele Dia) se refere ao Juízo Final e a Segunda vinda de Jesus Cristo, fica fácil entender o texto, Jesus diz que todas as tribulações aconteceriam naquela geração menos o Juízo Final, pois o Juízo final só o Pai saberia o dia, ou seja, Jesus Cristo acertou (100%) as suas profecias, pois as tribulações ocorreram naquela geração com a Destruição do Templo e o Juízo só acontecerá quanto o Pai determinar.

Vou colocar outros textos onde o autor se utiliza do mesmo termo se referindo ao Juízo Final e a Segunda vinda de Jesus Cristo.

Mateus 7:

22. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres?

23. E, no entanto, eu lhes direi: Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus!

Observem que esse texto se refere ao (Juízo Final) quando Jesus Cristo voltará e julgará a humanidade, nesse texto o autor usa o termo (Naquele Dia) para ser referir ao Juízo.

Lucas 6:

23. Alegrai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu. Era assim que os pais deles tratavam os profetas.
Nesse outro texto o autor se utiliza do termo (Naquele Dia) para se referir ao galardão que receberemos no céu na volta de Jesus Cristo e seu Juízo.

I Tessalonicenses 1:

10. Naquele dia ele virá e será a glória dos seus santos e a admiração de todos os fiéis, e vossa também, porque crestes no testemunho que vos demos.

O texto de Tessalonicenses é o mais claro possível, São Paulo utiliza o termo (Naquele Dia) para se referi exatamente a Segunda vinda de Jesus Cristo.

II Timótio 1:

15. Sabes que todos os da Ásia se apartaram de mim, entre eles Figelo e Hermógenes.

16. O Senhor conceda sua misericórdia à casa de Onesíforo, que muitas vezes me reconfortou e não se envergonhou das minhas cadeias!

17. Pelo contrário, quando veio a Roma, procurou-me com solicitude e me encontrou.

18. O Senhor lhe conceda a graça de obter misericórdia junto do Senhor naquele dia. Sabes melhor que ninguém quantos bons serviços ele prestou em Éfeso.

São Paulo novamente utiliza o termo (Naquele Dia) para relatar um pedido de misericórdia a Deus no dia do Juízo para seu amigo já falecido.

II Timotio 4:

6. Quanto a mim, estou a ponto de ser imolado e o instante da minha libertação se aproxima.

7. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé.

8. Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição.

Bem, já nesse outro texto São Paulo falando do seu martírio diz que receberá a coroa da justiça como recompensa de tudo o que ele fez pelo Reino em seu ministério, porém ele não deixa de relatar que receberá essa coroa (Naquele Dia), ou seja, no Juízo.

II Pedro 3:

9. O Senhor não retarda o cumprimento de sua promessa, como alguns pensam, mas usa da paciência para convosco. Não quer que alguém pereça; ao contrário, quer que todos se arrependam.

10. Entretanto, virá o dia do Senhor como ladrão. Naquele dia os céus passarão com ruído, os elementos abrasados se dissolverão, e será consumida a terra com todas as obras que ela contém.

11. Uma vez que todas estas coisas se hão de desagregar, considerai qual deve ser a santidade de vossa vida e de vossa piedade,

Para terminar, eu vou usar o texto de São Pedro, onde ele diz que Jesus Cristo voltará (Naquele Dia) e não retardará a sua promessa, mas qual seria essa promessa? O próprio texto diz:

II Pedro 3:

4. Eles dirão: Onde está a promessa de sua vinda? Desde que nossos pais morreram, tudo continua como desde o princípio do mundo.

São Pedro se referia exatamente a Segunda vinda de Jesus Cristo e seu Juízo, assim fica claro o real significado teológico desse termo (Naquele Dia).

Resumindo, quando Jesus Cristo diz em (Mateus 24) que tudo aconteceria naquela geração, ele se referia as Tribulações, fome, peste, guerras etc.

Porém nos próximos versículos ele diz que (Aquele Dia) ninguém saberá o dia, apenas o Pai, ou seja, as Tribulações aconteceram naquela geração durante a Destruição do Templo menos a Segunda vinda de Jesus Cristo e seu Juízo.

Autor: Cris Macabeus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário