top

create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, 30 de março de 2012

Os descendentes de Abraão

Abraão e Sara, em idade bem avançada, foram abençoados com um filho. O povo contava muitas histórias sobre Isaac. Uma delas, talvez a mais bonita referia-se ao seu casamento. Vamos ler com atenção esta narração no livro do Gênesis (cap. 24).

Abraão já era muito velho e queria que Isaac casasse com uma moça que pertencesse ao seu povo. Um belo dia mandou o servo Eliezer procurar uma noiva para o filho. Eliezer chegou perto de um poço, à tardinha.

Era a hora em que as mulheres iam buscar água no poço. O servo de Abraão pediu água para si e seus camelos. Uma moça jovem e bonita, Rebeca, logo se prontificou oferecendo-lhe o jarro com água. Eliezer, grato por este gesto de carinho. quis conhecer os pais da moça. Foi ai que descobriu que pertencia ao mesmo povo de Abraão, o povo hebreu, o Povo da Promessa.

O servo ficou feliz e ofereceu a Rebeca muitos presentes. Em seguida pediu que Rebeca aceitasse casar-se com Isaac. O pai dela concordou e a jovem deixou sua casa para casar-se com o filho de Abraão. Os dois viveram muitos anos felizes, abençoados por Deus.

Quando há amor e respeito na família, Deus sempre está presente naquele lar!

Vários anos depois, Rebeca deu à luz a dois gêmeos. O primeiro a nascer foi Esaú, que quer dizer “ruivo”. Era um menino meio avermelhado e cabeludo. Cresceu forte, valente e brincalhão. Sabia caçar muito bem.

O outro filho era um menino mais fraco e com poucos cabelos: chamava-se Jacó. O pai Isaac gostava mais de Esaú, porque era forte e corajoso. A mãe, pelo contrário, preferia Jacó.

Conforme o costume do povo hebreu, o filho mais velho tinha direito à maior parte da herança do pai. Além disso, o mais velho herdava a benção de Deus, i.é., a proteção de Javé. Ao fazer isso se comprometia em continuar a missão pai: construir um grande povo.

Esaú, portanto, era o candidato natural para ganhar a benção e os bens do pai.

Um belo dia Esaú voltou faminto do campo. Jacó estava acabando de preparar um prato de lentilhas muito gostoso. Esaú pediu ao irmão aquele prato de comida para matar sua fome. Jacó lhe deu o prato, mas em troca pediu que lhe entregasse o direito à herança. Esaú, quase por brincadeira, aceitou. A partir daquele momento, Jacó se tornava herdeiro da benção de Deus e dos bens do pai Isaac.

Com a ajuda da mãe Rebeca, Jacó conseguiu que o pai o abençoasse e, daí para frente, ele se tornava o grande Amigo de Deus, aquele que devia continuar a obra de Abraão.

O cap. 27 do livro do Gênesis nos mostra como Jacó foi abençoado.

Mas a Bíblia conhece muitas outras histórias a respeito de Jacó.

Conta-se que um dia Jacó teve um sonho. Ele sonhou com uma escada que subia até o céu. Pela escada iam os anjos de Deus e o mesmo Deus estava de pé diante de Jacó.

O Senhor Deus falou a Jacó: “Eu estarei sempre contigo e te abençoarei”.

Jacó construiu ai um santuário para agradecer ao Senhor (Gn. 28, 12 – 15).

Outra vez Jacó foi atacado, no meio da noite, por um homem, enquanto estava atravessando um rio. Os dois lutaram até de madrugada (Gn. 32, 25 – 26).

Ao raiar do sol, o misterioso homem se revelou: era o anjo de Deus. O anjo falou: “De hoje em diante não te chamarás mais Jacó e sim Israel, porque lutaste com Deus”.

E Deus abençoou o seu amigo Israel. dando-lhe fartura e prosperidade. Jacó casou com Raquel e tiveram doze filhos, que deram origem às doze tribos do povo hebreu. Deus estava cumprindo a promessa feita a Abraão: “um povo numeroso como as estrelas do céu”.

O cristão autêntico luta todos os dias com Deus, procurando entender os desígnios do Criador, com fé viva e a prática da justiça. Mesmo nas horas da dor e do sofrimento, não desanima, mas confia e ora ao Pai!

Todas essas histórias ensinam a viver sempre a Palavra de Deus e a ficar unidos ao novo povo que é a Igreja, para podermos experimentar o amor de Deus em nossa vida e realizar a verdadeira felicidade.

FONTE ELETRÔNICA;


Nenhum comentário:

Postar um comentário