top

create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, 6 de abril de 2010

PATRÍSTICA

A partir do ano 95 d.C., os líderes cristãos, começaram a ser chamados de “Pais da Igreja” , como uma forma carinhosa, por sua lealdade à doutrina revelada por Deus.
Os “Pais da Igreja” são, portanto, aqueles que ao longo dos sete primeiros séculos, foram confirmando e defendendo a fé, a liturgia, a disciplina, os custumes, e os dogmas cristãos, decidindo assim, os rumos da Igreja.
A Literatura Patrística (Escritos dos Pais da Igreja) é de altíssima importância para o cristianismo, pois através deles é que podemos saber o que a Igreja primitiva pregava e qual foi a fé dos primeiros cristãos.
Um povo sem memória é um povo sem futuro, e é exatamente por não terem memória cristã é que muitos que se dizem cristãos, saem por aí pregando o erro como se fosse a doutrina ensinada por Nosso Senhor Jesus Cristo.
O leitor deve aproximar-se destas obras com o coração aberto, cheio de boa vontade e bem disposto à verdade cristã. Assim as obras dos Padres da Igreja se lhe reverterão em fonte de luz, alegria e edificação espiritual.
A Literatura Patrística divide-se basicamente em 3 períodos:
Período Ante-Niceno - corresponde ao período anterior ao Grande Concílio Ecumênico de Nicéia (324 d.C)
. Geralmente compreende os escritos surgidos entre o I e Início do IV Séculos.
Período Niceno - corresponde ao período entre os anos anteriores até alguns imediatamente posteriores ao Grande Concílio Ecumênico de Nicéia (324 d.C). Geralmente compreende os escritos surgidos entre o início do IV Século até o final deste.
Período Pós-Niceno - corresponde ao período que compreende entre o V ao VIII Séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário