top

create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Papa pede aos comunicadores respeito pela dignidade do ser humano

O Papa Bento XVI recebeu na manhã desta quinta-feira, 29, no Vaticano, os participantes da Assembleia Plenária do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, encontro que se iniciou na segunda-feira, 26. No encontro, o Pontífice pediu aos profissionais dos meios de comunicação, especialmente católicos, o "respeito pela dignidade e o valor da pessoa humana" e um "diálogo permeado na busca sincera da verdade e da amizade, desenvolvendo os dons de cada um e colocando-os a serviço da comunidade humana".Bento XVI destacou ainda que as grandes mudanças sociais dos últimos vinte anos promoveram na Igreja uma grande sensibilização e estes temas continuam ainda hoje a suscitar uma análise sobre a presença e a ação da Igreja no campo da comunicação.
“A Igreja está cada vez mais consciente da modernização das tecnologias e de suas consequências nos meios de comunicação, como a rapidez, a persuasão e a participação de todos no processo de difusão das notícias”, disse o Papa ao recordar que a Igreja sempre acompanhou esta evolução.
“Multiplicar o anúncio e integrá-lo a esta nova cultura”: palavras de João Paulo II que Bento XVI repetiu hoje aos responsáveis da comunicação no Vaticano. Também ressaltou que a Igreja, chamada a anunciar o Evangelho aos homens do terceiro milênio mantendo o seu conteúdo inalterado, se confronta com novas formas de comunicar, com novas linguagens, com técnicas e comportamentos psicológicos diversos.O Santo Padre convidou ainda aos participantes da Assembleia que analisem as dimensões das mudanças atuais e seu aspecto antropológico. “A evolução atual do mundo da mídia requer que sejamos cada vez mais comunicativos, resumindo as várias vozes ou colocando-as em recíproca conexão”, disse o Pontífice.
A seguir, Bento XVI recordou as funções do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais que seriam as de aprofundar todos os elementos da nova cultura da mídia e ser orientador e guia para as Igrejas particulares que devem compreender a importância da comunicação, ponto decisivo de todo plano pastoral.
Em relação aos fiéis, Bento XVI disse que a necessária valorização das novas tecnologias midiáticas deve ser sustentada por uma constante visão de fé, pois além do meio utilizado, a eficácia do anúncio do Evangelho depende primeiramente da ação do Espírito Santo, que guia a Igreja e o caminho da humanidade.
Antes de terminar seu discurso, o Papa fez mencionou a Filmoteca do Vaticano, que está completando 50 anos. Criada pelo Bem-aventurado João XXIII, possui um acervo de vídeos que ilustram a história da Igreja desde 1896 até os dias de hoje.Siga o Canção Nova Notícias no
twitter.com/cnnoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário