top

create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, 10 de agosto de 2014

Saul e a mulher que evocava os mortos. (I Samuel 28)


Vamos analisar essa passagem de I Samuel 28 da aparição de Samuel a Saul, ver o que realmente ocorreu quando Saul foi consultar a mulher que invocava os mortos após o Senhor não ter se comunicado com ele nem através do Urim, nem pelos profetas. Quem apareceu foi Samuel realmente ou um demônio? Vamos fazer uma clara análise sobre este acontecimento que gera polêmica até hoje.
Contextualizando:
"Ao ver o acampamento dos filisteus, Saul inquietou-se e teve grande medo. E consultou o Senhor, o qual não lhe respondeu nem por sonhos, nem pelo urim, nem pelos profetas. O rei disse aos seus servos: Procurai-me uma necromante para que eu a consulte. Há uma em Endor, responderam-lhe. Saul disfarçou-se, tomou outras vestes e pôs-se a caminho com dois homens. Chegaram à noite à casa da mulher. Saul disse-lhe: Predize-me o futuro, evocando um morto; faze-me vir aquele que eu te designar. Respondeu-lhe a mulher: Tu bem sabes o que fez Saul, como expulsou da terra os necromante e os adivinhos. Por que me armas ciladas para matar-me? Saul, porém, jurou-lhe pelo Senhor: Por Deus, disse ele, não te acontecerá mal algum por causa disso." (
I Sm 28, 5-10)
Vemos ai Saul se desesperando ao ver o exercito dos filisteus e foi consultar o Urim e os profetas, porém Deus tinha se afastado dele, portanto ele foi procurar uma necromante para poder consultar o futuro.
Vamos ao ato:
"Disse-lhe então a mulher: A quem evocarei? Evoca-me Samuel. E a mulher, tendo visto Samuel, soltou um grande grito: Por que me enganaste?, disse ela ao rei. Tu és Saul! E o rei: Não temas! Que vês? A mulher: Vejo um deus que sobe da terra. Qual é o seu aspecto? É um ancião, envolto num manto. Saul compreendeu que era Samuel, e prostrou-se com o rosto por terra." (I Sm 28,11-14)
Lógico que sabemos que o que os espíritas vêem são demônios, o espiritismo é totalmente condenado pela bíblia (Deuteronômio 18, 10-12), porém a mulher tomou um susto quando viu Samuel, então  assim descobriu que o homem era Saul. Se ela esperava um demônio então não teria por que ter tomado um susto quando viu aquele homem.
Logo após isso nos versículos 16-20, Samuel faz uma revelação que Saul seria morto pelos filisteus, el, seus filhos e o acampamento de Israel.


"Samuel disse-lhe: Por que me consultas, uma vez que o Senhor se retirou de ti, tornando-se teu adversário?17. Fez o Senhor como tinha anunciado pela minha boca: ele tira a realeza de tua mão para dá-la a outro, a Davi. [I Samuel 15,28] 18. Não obedeceste à voz do Senhor e não fizeste sentir a Amalec o fogo de sua cólera; eis por que o Senhor te trata hoje assim. 19. E mais: o Senhor vai entregar Israel, juntamente contigo, nas mãos dos filisteus. Amanhã, tu e teus filhos estareis comigo, e o Senhor entregará aos filisteus o acampamento de Israel." (Samuel 28, 16-20)
Samuel diz o “Senhor” poderia um demônio dizer isso? E saber realmente o que iria acontecer com Saul, que iria morrer e seus filhos também? A caso os demônios podem fazer profecias, revelações?
O autor Sagrado ai diz claramente SAMUEL, acaso ele estaria se enganando, se fosse realmente um demônio ele iria se referir claramente a SAMUEL? E se ele se enganou nesta parte, como alguns dizem, o que dizer de todo o resto do livro não seria também um engano?
Ao analisarmos no capitulo 31 deste mesmo livro vemos a revelação do que SAMUEL falou em sua aparição, se cumprindo:
"Entretanto, os filisteus atacaram Israel, e os israelitas fugiram diante deles, caindo feridos de morte no monte de Gelboé. 2. Os filisteus investiram contra Saul e seus filhos, matando Jônatas, Abinadab e Melquisua, filhos de Saul. 3. A violência do combate concentrou-se contra Saul. Os arqueiros descobriram-no e ele foi ferido no ventre. (…) 6. Assim, morreram naquele mesmo dia, Saul e seus três filhos, seu escudeiro e todos os seus homens. 7. Os israelitas que moravam além do vale e além do Jordão, vendo a derrota do exército de Israel e a morte de Saul com seus filhos, abandonaram as suas cidades e fugiram; e os filisteus vieram e estabeleceram-se nelas." (I Sm 31, 1-7)
Ou seja, apareceu, revelou e aconteceu? Os demônios já podem fazer isto?
Outros vêem ai simplesmente, que o narrador utilizou essa encenação para exprimir mais uma vez a rejeição de Saul e sua substituição por Davi, um fio condutor de todas essas histórias. (comparar o v. 17 com 15,28 e a referencia a Amalec no v. 18, mas também 13,14; 16, 1; 23, 17; 24,21; 25,30). Porém, se ele usou está narração para isto não estaria ele contradizendo tudo o que se cria no antigo testamento, não estaria o autor utilizando se de um habito pagão para revelar algo de Deus? Isto já aconteceu nas sagradas escrituras?
Ou seja, houve clara intervenção divina, Samuel apareceu por que o Senhor assim Permitiu, o escritor sagrado fala que foi Samuel quem somo nós para duvidar?
Existem  algumas objeções do tipo:
Saul foi gravemente ferido na batalha contra os filisteus, mas morreu como suicida. (1 Samuel 31:1-4) E, contrário à predição de que todos os filhos de Saul morreriam junto com ele, seu filho Is-Bosete ou Is-Baal  ( II Samuel 2, 8 ) sobreviveu a ele.
Isto parecia até ter algum nexo se não analisarmos bem as passagens direito
1) Samuel não fala que Saul seria morto pela mão de um filisteu e sim que seria entregue aos filisteus como foi de fato.
2) Samuel não diz que todos os filhos de Saul morreriam, e sim que ele morreria junto com os filhos, quantos e quais ele não se refere.
E o Livro de Eclesiástico completa:
"Amado pelo Senhor seu Deus, Samuel, o profeta do Senhor, instituiu um novo governo, e ungiu príncipes entre o seu povo. [...] Depois disso, adormeceu e apareceu ao rei, e lhe mostrou seu fim (próximo); levantou a sua voz do seio da terra para profetizar a destruição da impiedade do povo." (Eclesiástico 46, 16.23)
Portanto na há duvidas que foi Samuel que apareceu por meio da intervenção de Deus e não por causa da necromante.  Porém, isto não significa que podemos sair por ai consultando médiuns e espíritas, o Senhor não se agrada disto e condena veementemente (Deuteronômio 18, 10-12).
Em crônicas vemos a punição de Saul, por ter ido consultar aquela espírita:
"Saul morreu por causa da infidelidade, pela qual se tornara culpado contra o Senhor, não observando a palavra do Senhor e por ter consultado necromantes. Não consultou o Senhor e o Senhor o fez morrer, transferindo assim a realeza para Davi, filho de Isaí." (I Crônicas 10, 13-14)
PARA CITAR

 
RODRIGUES, Rafael. Saul e a mulher que evocava os mortos. (I Samuel 28). Disponível em: . Desde 07/11/2011

Um comentário:

  1. sou católica mas não vejo muita diferença o catolicismo com o espiritismo.Pois os santos também não são espiritos mortos?Por exemplo vc disse que os demônios não podem fazer profecias,mas na Bíblia alerta sobre espiritos enganadores,demônios que podem falar em línguas pra enganar,fazer grandes prodígios etc.Este espirito poderia não ser samuel.Vi num site católico que santa helena mãe de constantino aparece dando mensagens de maria,ela não é um espirito também?se a igreja condena aparições de espiritos.Certa vez minha amiga disse que o vizinho morto apareceu pra ela pedindo orações porque estava sofrendo muito,ela disse que rezou por ele e nunca mais ele apareceu.Eu acho que isso é um mistério de Deus e ninguém irá entender.E os padres dizem pra rezar pelas almas.

    ResponderExcluir