INTRODUÇÃO
Nesta presente matéria o leitor terá acesso a quase 100 citações de dezenas de Pais primitivos sobre a eficácia Sacramental do perdão dos pecados pelas águas do batismo.
Não há ensinamento mais claro que esse dentre os padres. É consenso unânime e inegável, entre eles, a crença na purificação que o batismo traz ao cristão no momento que é imerso ou aspergido com as águas sacramentais, onde todos os pecados antigos e atuais são lavados, e o Espirito Santo é infundido no Cristão. Portanto, será mostrado definitivamente com o ensinamento católico atual foi perpetuado desde a época mais primitiva do Cristianismo.
Sobre o batismo infantil e os padres da Igreja, já publicamos uma matéria sobre o assunto, que o leitor pode conferir aqui: Os Pais da Igreja e o batismo das crianças.
O QUE É O BATISMO?
Do ensinamento do atual catecismo da Igreja Católica:
“1213 O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito (“vitae spiritualis janua”) e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-os membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: “Baptismus está sacramentum regenerationis per aquam in verbo O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra”
1214 Ele é denominado Batismo com base no rito central pelo qual é realizado: batizar (“baptizem”, em grego) significa “mergulhar”, “imergir”; o “mergulho” na água simboliza o sepultamento do catecúmeno na morte de Cristo, da qual com Ele ressuscita como “nova criatura” (2Cor 5,17; Gl 6,15).”
A NECESSIDADE DO BATISMO PARA A SALVAÇÃO
Do Catecismo da Igreja Católica:
“1257 O Senhor mesmo afirma que o Batismo é necessário para a salvação. Também ordenou a seus discípulos que anunciassem o Evangelho e batizassem todas a nações. O Batismo é necessário, para a salvação, para aqueles aos quais o Evangelho foi anunciado e que tiveram a possibilidade de pedir este sacramento. A Igreja não conhece outro meio senão o Batismo para garantir a entrada na bem-aventurança eterna; é por isso que cuida de não negligenciar a missão que recebeu do Senhor, de fazer “renascer da água e do Espírito” todos aqueles que podeis ser batizados. Deus vinculou a salvação ao sacramento do Batismo, mas ele mesmo não está vinculado a seus sacramentos.
1263 Pelo Batismo, todos os pecados são perdoados: o pecado original e todos os pecados pessoais, bem como todas as penas do pecado. Com efeito, naqueles que foram regenerados não resta nada que os impeça de entrar no Reino de Deus: nem o pecado de Adão, nem o pecado pessoal, nem as seqüelas do pecado, das quais a mais grave é a separação de Deus.
1264 No batizado, porém, certas conseqüências temporais do pecado permanecem, tais como os sofrimentos, a doença, a morte ou as fragilidades inerentes à vida, como as fraquezas de caráter etc., assim como a propensão ao pecado, que a Tradição chama de concupiscência ou, metaforicamente, o “incentivo do pecado” (fomes peccati”): “Deixada para os nossos combates, a concupiscência não é capaz de prejudicar aqueles que, não consentindo nela, resistem com coragem pela graça de Cristo. Mais ainda: 'um atleta não recebe a coroa se não lutou segundo as regras' (2Tm 2,5).”
O ENSINAMENTO DOS PAIS DA IGREJA
PADRES APOSTÓLICOS
“Pesquisemos se o Senhor teve intenção de falar antecipadamente sobre a água e sobre a cruz. Quanto à água, está escrito que Israel não teria recebido o batismo que leva à remissão dos pecados, mas que eles próprios teriam constituído um. Com efeito, diz o profeta: “Pasma, ó céu, e que a terra trema ainda mais! Pois este povo cometeu mal duplo: eles me abandonaram, a mim que sou a fonte viva da água, e cavaram para si mesmos uma cisterna de morte. Por acaso, o Sinai, minha montanha santa, é rocha deserta? Vós sereis como os passarinhos que voam, quando se lhes tira o ninho.” E o profeta diz ainda: “Eu marcharei à tua frente, aplainarei as montanhas, quebrarei as portas de bronze, despedaçarei as trancas de ferro, e te darei tesouros secretos, escondidos, invisíveis, a fim de que saibam que eu sou o Senhor Deus. Tu habitarás numa caverna alta de rocha sólida, onde a água não falta nunca. Vereis o rei em sua glória e vossa alma meditará no temor do Senhor.’” (Barnabé 11, 1-10)
“Pois, se fizermos a vontade de Cristo, encontraremos descanso, mas se não, então nada nos livrará do castigo eterno, se desobedecermos os seus mandamentos [...] Com que confiança devemos nós, se não tivermos mentido o nosso batismo puro e imaculado, entraremos no reino de Deus? Ou quem será nosso advogado, a menos que sejamos encontrados com obras santas e justas?” (Clemente Romano Segunda Epístola 6, 7-9 [Espúria])
“E ainda eles estão enganados até mesmo nisso; pois o homem for rápido em se arrepender, e lembrar e temer o julgamento futuro, a punição de morte é remida para aqueles que são convertidos a Deus pela graça do batismo.” (Clemente Romano Reconhecimentos Livro 9, 7 [espúria])
“E depois do jejum, ele conferiu o batismo em mim da água sempre corrente, nas fontes que deságuam no mar, pela graça da regeneração divinamente conferida sobre mim, nós alegremente guardamos o feriado com nossos irmãos.” (Clemente Romano Reconhecimentos Livro 6, 15 [espúria])
“Vosso batismo há de permanecer como escudo, a fé como capacete, o amor como lança, a paciência como armadura. Vossos fundos de reserva são vossas obras, para receberdes um dia os vencimentos devidos. Sede pois magnânimos uns com os outros na doçura, como Deus o é convosco. Oxalá possa alegrar-me convosco sempre.” (Inácio de Antioquia – Carta a Policarpo Cap VI.)
“Nasceu, foi batizado, para purificar a água pela Sua Paixão.” (Inácio de Antioquia – Carta aos Efésios Cap. XVIII)
“‘Eu tenho ouvido, senhor’, disse eu [ao Pastor], ‘de algum professor, que não há nenhum outro arrependimento, exceto o que aconteceu quando fomos para dentro da água e obtivemos a remissão dos nossos pecados passados. Ele me disse, Você tem ouvido corretamente, por isso, é...” (O Pastor de Hermas Livro II, Mandamento 4, cap. 3.1-2)
TERTULIANO
“Bem-aventurado é o nosso sacramento da água, no qual, pela limpeza dos pecados de nossa cegueira primitiva, somos livres e aceitos para a vida eterna... [Mas] uma víbora da [Gnóstica] heresia Cainita, nos últimos tempos conhecida nesta região, tem arrebatado um grande número com a sua doutrina mais venenosa, fazendo do seu principal objetivo destruir o batismo o qual está completamente de acordo com a natureza, , de víboras e áspides ... eles mesmos vivem em lugares áridos e sem água (secos). Mas nós, peixinhos após o exemplo do nosso [Grande] Peixe, Jesus Cristo, somos nascidos na água, não tendo a segurança em qualquer outro caminho que não habitando permanentemente na água. Então aquela criatura mais monstruosa, que não possuía direito de ensinar mesma sã doutrina, sabia muito bem como matar os peixinhos tirando-lhes fora d’água!” (Tertuliano em Batismo cap. 1)
“Sem batismo, salvação não é atingível por ninguém.” (Tertuliano em Batismo cap. 12)
“Nós temos, de fato, uma segunda fonte [batismal] a qual é uma com a anterior [batismo nas águas]: a saber, aquela de sangue, da qual o Senhor diz: ‘Eu estou para ser batizado com um batismo’ [Lucas 12:50], quando ele já havia sido batizado. Ele veio por água e sangue, como João escreveu [1 João 5:6], para que ele pudesse ser batizado com água e glorificado com sangue .... “Este é o batismo o qual substitui este da fonte, quando não o recebido, e restaura-o quando perdido-o”.” (Tertuliano em Batismo Cap. 16)
“Aqui, então, esses canalhas provocam perguntas. E assim, eles dizem, “O batismo não é necessário ,para eles a quem a fé é suficiente, pois, além disto, Abraão agradou a Deus por nenhum sacramento de água, mas de fé.” Mas em todos os casos, é das coisas posteriores que têm uma força probatória, e o posterior que prevalecer sobre o antecedente. Entendam que, em tempos passados, houve salvação por meio da fé nua, antes da paixão e ressurreição do Senhor. Mas agora que a fé foi ampliada e se tornou uma fé que acredita em seu nascimento, paixão e ressurreição, houve uma ampliação adicionando o sacramento, isto é, o ato de vedação do batismo; o revestimento, em algum sentido, da fé que antes estava nua, e que não poderia existir agora sem o seu direito próprio. Portanto a lei do batismo foi imposta, e a fórmula prescrita: ‘ide’, ele diz, ‘ensinai as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.’ A comparação com esta lei dessa definição, “A menos que um homem renasça da água e do Espírito, não devem entrar no reino dos céus," amarrou fé para a necessidade do batismo.” (Sobre o Batismo, Cap. 13)
“Assim também em nosso caso, a unção flui corporalmente (isto é, no corpo), mas os benefícios espiritualmente; da mesma maneira como o ato do batismo é em si mesmo carnal, nisso nós somos mergulhados na água, mas o efeito é espiritual, nele somos limpos do pecado.” (Sobre o Batismo Capitulo 7)
“Se, no entanto, nega que o divórcio é de alguma forma permitido por Cristo, como é que você do seu lado destrói o casamento, e não uni o homem e mulher, nem admiti o sacramento do batismo e da eucaristia para aqueles que foram unidos em casamento em qualquer outro lugar, a menos que eles concordem em repudiar o fruto do seu casamento, e portanto o próprio Criador?” (Contra Marcião – Livro 4, 34)
CIPRIANO DE CARTAGO
“...nem mesmo Batismo de testemunho público e de sangue não pode ser benéfico a salvação de um herege, por que não há salvação fora da Igreja...” (Epístola 72, 21)
Falando sobre os catecúmenos que não foram batizados diz:
“... não devem ser privados do sacramento do batismo. Ou melhor, eles foram batizados com o mais glorioso e maior batismo o de Sangue, de acordo com o que o Senhor disse que ele teria outro batismo com o que ele mesmo seria batizado.” (Epístola 72, 22)
“Você perguntou também, queridíssimo filho, o que eu penso sobre aqueles que obtém a graça de Deus na doença e na fraqueza, se eles devem ser contabilizados como cristãos legítimos, para eles não sejam lavados, mas aspergidos com a água salvifica.” (Epístola 75, 12)
“Pedro também, mostrando isso, estabeleceu que a Igreja é una, e que somente os que estão na Igreja pode ser batizados; e disse, a semelhando onde, até mesmo o batismo lhe salvará; provando e atestando que a arca de Noé era um modelo da única Igreja. Se, então, nesse batismo do mundo, portanto, expiou e purificou, ele que não estava na arca de Noé, pode ser salvo pela água, ele que não está na Igreja pois só a ela o batismo é concedido, pode agora também ser vivificado pelo batismo.” (Epístola 75, 2)
“Também é necessário que deva ser ungir quem é batizado, de modo que, tendo recebido o crisma, ou seja, a unção, ele pode ser ungido de Deus, e tem nele a graça de Cristo. Além disso, é a Eucaristia onde os batizados são ungidos com o óleo santificado no altar. Mas ele não pode santificar a criatura do óleo, pois não tem nem um altar, nem uma Igreja; também não pode haver unção espiritual entre os hereges, uma vez que é manifesto que o óleo não pode ser santificado, nem a Eucaristia celebrada de modo algum entre eles.” (Epistola 69, 2)
“Tudo que realmente alcança o dom divino e herança pela santificação do batismo, nele despe-se do homem velho com a graça do leito salfifico, e, renovado pelo Espírito Santo da sujeira do velho contágio, são removidos por um segundo nascimento.” (Tratado 2, 23)
“O Senhor é batizado pelo servo; e Ele que está prestes a conceder a remissão dos pecados, não fez pouco caso dele mesmo lavar seu corpo no leito da regeneração.” (Tratado 9, 6)
“Esse Deus é mais amado por quem tem muitos pecados perdoados no batismo” (Tratados 12, 116)
“Pois o Segundo nascimento, que ocorre no batismo, os torna filhos de Deus” (Epístola 74, 14)
“Todos os pecados são retirados no batismo” (Tratado 12, 65)
“Mas o que uma coisa é, para reivindicar e lutar que os que não nascem na Igreja podem ser filhos de Deus! Pois o santo apóstolo coloca diante e prova que o batismo é aquele em que o velho morre e o novo homem nasce, dizendo: ‘Ele nos salvou pela lavagem da regeneração.” (Tito 3, 5) Mas, se a regeneração é na lavagem, ou seja, no batismo...” (Epistola 73, 6)
“pelo sacramento do batismo, a sujeira do velho homem é arrastado por elas, para que elas perdoem os antigos pecados mortais, que os fazem filhos de Deus pela regeneração celeste, e renovam a vida eterna pela santificação da camada divina” (Epístola 74, 1)
“Qual o tamanho do pecado que não pode até mesmo ser lavado por um batismo de Sangue; quão hediondo é um crime que não pode ser expiado pelo martírio!” (Tratado 4, 24)
“Bem, por que ele diz, ‘Sejam Santos, como eu sou santo’, nos perguntamos e suplicamos, que nós que fomos santificados no batismo possamos continuar nisso no qual passamos a existir.” (Tratado 4, 12)
HILÁRIO DE POITIERS
“Estas não são as nossas próprias conjecturas que nós oferecemos, nem nós falsamente juntamos qualquer uma dessas coisas, a fim de enganar os ouvidos dos nossos portadores por perverter o sentido das palavras, mas retendo a forma de ensino de som que conhecemos e pregamos as coisas que são verdadeiras. Pois o Apóstolo expõe que esta unidade dos fiéis resulta da natureza dos sacramentos quando escreve aos Gálatas.O medo como muitos de vocês que foram batizados em Cristo se revestiram de Cristo. Não há pouco nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus. Que estes são um em meio a tão grande diversidade de raças, condição e sexo, - é a partir de um acordo de vontade ou da unidade do sacramento, já que estes têm um só batismo e foram todos feitos em um Cristo? Qual, portanto, será a concordância de mentes aqui quando eles são um em que eles se fazem um Cristo através da natureza de um só batismo?” (Sobre a Trindade Livro 8, 8)
CIRILO DE JERUSALÉM (315 – 386 d.C)
“Se alguém não receber o Batismo, ele não terá salvação; exceto apenas os Mártires, que mesmo sem a água recebem o reino. Pois, quando o Salvador, na redenção do mundo pela Sua Cruz, foi perfurado na lateral, Ele derramou sangue e água; que os homens, vivendo em tempos de paz, pudessem ser batizados nas águas, e, em tempos de perseguição, em seu próprio sangue. Pois o martírio também o Salvador costuma chamar um batismo, dizendo: Podeis beber do copo do rito que eu bebo, e serem batizados com o batismo com que eu sou batizado? E os Mártires confessam, fazendo um espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens; e tu logo confessas: - mas ainda não é o momento para te ouvir isso. Jesus santificou Batismo por ser ele mesmo batizado. Se o Filho de Deus foi batizado, qual homem de Deus, é ele que despreza o Batismo? Mas Ele não foi batizado para que Ele pudesse receber a remissão dos pecados, pois Ele não tinha pecado; mas sendo sem pecado, Ele foi batizado, para que pudesse dar aos que são batizados uma divina e excelente graça.” (Leituras Catequéticas III, 10)
“Não sou eu que digo isso, mas o Senhor Jesus Cristo, que tem o poder neste assunto, porque Ele diz, se alguém não nascer de novo (e acrescenta as palavras) da água e do Espírito, não pode entrar em o reino de Deus. Nem se queixa aquele que é batizado com água, mas não foi encontrado digno do Espírito, recebe a graça de perfeição; nem se um homem é virtuoso em suas obras, mas não recebe o selo da água, ele entrará no reino dos céus. Um ditado ousado, mas não meu, pois é Jesus quem vos declarou: e aqui está a prova da declaração da Sagrada Escritura.” (Leituras Catequéticas IV, 4)
“E as manchas do pecado também permanecem no corpo; pois quando um ferimento foi fundo no corpo, mesmo que tenha havido uma cura, a cicatriz permanece, por isso, as feridas do pecado da alma e do corpo, e as marcas de suas cicatrizes permanecem; e elas só serão removidas dos que recebem a lavagem do Batismo. As feridas do passado, portanto, de alma e corpo, Deus cura pelo batismo;” (Leituras Catequéticas XVIII, 20).
“E outros textos que tu ouviste antes, em que foi dito sobre o Batismo; Então, aspergirei água pura sobre vós, e os outros; um novo coração também vou dar-lhe, e um espírito novo porei dentro de vós; e logo em seguida, E porei o meu Espírito em vocês. E mais uma vez. A mão do Senhor estava sobre mim, e ele me levou no Espírito do Senhor.” (Leituras Catequéticas XVI, 30)
GREGÓRIO NAZIANZENO
“Eu conheço um quarto batismo, aquele pelo martírio e sangue, pelo qual o próprio Cristo foi batizado. Este é bem mais augusto que os outros, uma vez que não pode ser manchado por pecados posteriores.” (Oração 39, 17)
“Depois de fazer certo percurso na viagem, uma terrível tempestade caiu sobre nós, uma tempestade como os meus companheiros disseram que raramente tinham visto antes. Enquanto todos nós estávamos com medo de uma morte comum, a morte espiritual era o que eu tinha mais medo; pois eu estava em perigo de partir na miséria, não sendo batizado ainda, e eu sonhava com a água espiritual em meio as águas da morte.” (Oração 18, 31)
“Ele estava se aproximando da regeneração pela água e pelo Espírito, pelos quais nós confessamos a Deus a formação e conclusão do homem Cristo, e a transformação e reforma da terra ao Espírito.” (Oração 18, 13)
“Dois pecados estão sobre sua consciência, um que você fez um ganho desonesto, o outro que você manteve os ganhos; você recebeu o perdão por um, mas em relação ao outro você ainda está em pecado, por que você tem ainda a posse do que pertence a outro; e seu pecado não foi colocado perdoado, mas apenas dividido pelo tempo decorrido. Parte dele foi perpetrado antes de seu batismo, mas um parte permanece após seu batismo; pois o Batismo traz perdão do pecados do Passado, não dos pecados atuais;” (Oração 40, 33)
“Tal é a graça e o poder do batismo; não uma esmagadora do mundo como antigamente, mas a purificação dos pecados de cada indivíduo, e uma limpeza completa de todas as contusões e manchas do pecado.” (Oração 40, 7)
“E já que somos duplamente feitos, quero dizer de corpo e alma, e uma parte é visível, o outra invisível, por isso a limpeza também é dupla, pela água e pelo espírito; um recebe visivelmente no corpo, e a outra coincidindo com ele invisivelmente e à parte do corpo; o mais típico, o outro real e limpando as profundezas.” (Oração 40, 8)
“A luz ao lado destas em um sentido especial é a iluminação do batismo que nós agora somos ditos; pois contém um grande e magnífico sacramento da Salvação.” (Oração 40, 6)
GREGÓRIO DE NISSA (325-386 d.C)
“Eles não conseguem mostrar onde nos Evangelhos, o Senhor disse que devemos acreditar em “o único e verdadeiro Deus:” a menos que tenham algum novo Evangelho. Pois os Evangelhos que são lidos nas igrejas continuamente desde a antiguidade até os dias atuais, não contêm essa palavra, que nos diz que devemos acreditar ou batizar em “o único e verdadeiro Deus”, como dizem essas pessoas, mas “em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.” Mas, como nos fomos ensinados pela voz do Senhor, isso dizemos, que a palavra “um’ não indica somente o Pai, mas compreende em seu significado do Filho com o Pai, na medida em que o Senhor disse: “Eu e Meu pai somos um”.” (Contra Eunomio Livro 2, 4)
“Desde, então, no caso daqueles que são regenerados da morte para a vida eterna, é por meio da Santíssima Trindade que o poder vivificante é concedido a aqueles que, com fé são considerados dignos da graça, e do mesmo modo a graça é imperfeita, se qualquer um, qualquer que seja, dos nomes da Santíssima Trindade for omitido no batismo salvifíco- pois o sacramento da regeneração não é concluído no Filho e o Pai sozinho, sem o Espírito: nem é a bênção perfeita da vida concedida ao Batismo no Pai e no Espírito, se o nome do Filho for suprimido: nem é a graça da Ressurreição que realizou no Pai e no Filho, se o Espírito ser deixado de fora - por isso descansamos toda a nossa esperança, e a persuasão da salvação de nossas almas, sobre as três Pessoas, reconhecidas por esses nomes;” (Carta 2 a Cidade de Sebastia)
SÃO JOÃO CRISÓSTOMO
“Pois esta purificação é chamada a camada de regeneração. Renovação do Espírito Santo Ele é chamado também de iluminação, e isso São Paulo de novo o chamou: ‘Pois lembrai dos dias passados, em que, depois fostes iluminados vós suportastes grande combate de aflições;’ e novamente ‘Porque é impossível para aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e depois caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento’. É chamado também, batismo: ‘ Porque, assim como muitos de vocês que foram batizados em Cristo foram colocados em Cristo ‘ Ele é chamado também de sepultamento: ‘Porque nós foram sepultados” diz ele, ‘assegurando, no despojar do corpo dos pecados da carne’. É chamado de cruz: ‘O nosso velho homem foi crucificado com ele para que o corpo do pecado seja desfeito.’” (Instrução aos catecúmenos I, 2)
“Sim, novamente eu digo, grande na verdade é o batismo, e sem o batismo é impossível obter o reino.” (Homilía 3 sobre Coríntios 1, 14)
“‘Arrependei-vos’, diz ele, ‘e sejam batizados cada um de vocês, em nome de Jesus Cristo.”’(v. 38). Ele ainda não fala, acredite, mas, “Seja batizado cada um de vós”. Por isso, eles receberam no batismo. Em seguida, ele fala do ganho; ‘Para a remissão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo’. Se você está prestes a receber um presente, já que o batismo transmite remissão, por que adiar?” (Homilia 7, sobre os Atos dos Apóstolos)
“Pois loucura transparente é desprezar tão grande dignidade, sem a qual não é possível obter nem a nossa própria salvação, ou as coisas boas que foram prometidos a nós. Porque, se ninguém pode entrar no reino do Céu a menos que se regenere através da água e do Espírito, e aquele que não come a carne do Senhor e beber Seu sangue é excluído da vida eterna, e se todas essas coisas são realizadas apenas por meio destas mãos santas, quero dizer as mãos do sacerdote, como é que qualquer um, sem estes, é capaz de escapar do fogo do inferno, ou ganhar as coroas que são reservadas para os vitoriosos?” (Sobre o Sacerdócio Livro 3, 5)
“Ele diz que, finalmente, o que é realmente o suficiente para dar-lhes asas; um "mata", o outro é punido; aqui, aquele que tem pecados vem e for batizado e é feito justos, e que está sendo feito justo, ele vive, a ser entregue a partir da morte do pecado.” (Homilia 6 Sobre II Coríntios)
“E eles acreditaram que seguramente o batismo é a remissão dos pecados, então imediatamente veio o Espirito sobre eles.” (Homilia 24, Sobre Atos capítulo10)
" Ou não sabeis, irmãos, que todos os que fomos batizados em Cristo, é na sua morte que fomos batizados? Pois pelo batismo nós fomos sepultados com ele na morte O que quer dizer: “Pelo batismo nós fomos sepultados com ele na morte”? Que morramos como ele morreu. O batismo é cruz. Por conseguinte, o que foi para Cristo a cruz e a sepultura, tornou-se para nós o batismo, embora não em idênticas condições. Ele, de fato, corporalmente morreu e foi sepultado, e ambas as ações se realizaram em nós relativamente ao pecado. Por isso, ele não disse: Identificamo-nos com ele pela morte, e sim: “Por uma morte semelhante à sua”. Num e noutro caso trata-se de morte, mas é distinto o substrato. A morte de Cristo é corporal, a nossa é morte ao pecado. Tanto uma quanto a outra são verdadeiras. Ora, apesar de verdadeira, devemos apurar por comparação qual a nossa, e por isso ele acrescentou: para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova.” (Comentário aos Romanos - Homilia 10, 3, 4)
“Ele nos deu livremente poder, força para as obras de virtude; Ele livremente nos deu vivacidade, paciência; Ele livremente nos deu o Espírito Santo em nosso Batismo; se nós gastamos estas coisas nós doravante teremos falta.” (Homilia 11 sobre Filipenses)
“E não digas: Quem batizou? E sim: Em que nome? Não se pergunta quem batiza, mas quem é invocado no batismo, pois este perdoa os pecados.(...) Na verdade, é grande o batismo, repito, e sem o batismo não podemos entrar no reino.” (São João Crisóstomo - Comentário Sobre a Primeira Carta aos Coríntios, 13-14)
"Se queres saber por que ele é oculto e virá como um ladrão de noite, direi o que considero correto. Ninguém jamais teria cultivado a virtude durante toda a vida, se aquele dia fosse conhecido e não oculto; mas se soubesse qual o seu último dia, depois de cometer muitos crimes, procuraria o batismo e assim partiria." (Comentário Sobre a Primeira Carta aos Tessalonicenses 5,2).
SANTO AGOSTINHO
“Aquilo no lugar do batismo por vezes fornecido pelo sofrimento é suportado por um argumento substancial que o próprio beato Cipriano chama da circunstância do ladrão, a quem, embora não batizado, foi dito: “Hoje estarás comigo no paraíso” [Lucas 23, 43]. CONSIDERANDO ISTO MUITAS VEZES, ACHO QUE NÃO SÓ O SOFRIMENTO PELO NOME DE CRISTO PODE SUPRIR O QUE FALTA POR MEIO DO BATISMO, MAS ATÉ MESMO A FÉ E A CONVERSÃO DO CORAÇÃO SE, TALVEZ, POR CAUSA DAS CIRCUNSTÂNCIAS DE TEMPO, O RECURSO NÃO POSSA SER TIDO PARA A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO DO BATISMO.” (Sobre O Batismo contra os Donatistas Livro IV, 22, 30).
“De fato aqueles que, mesmo sem terem recebido ainda o banho da regeneração, morrem por confessarem a Cristo, a sua morte tem tanto poder para lhes remir os pecados como se fossem lavados pela fonte sagrada do batismo. realmente aquele que disse 'ninguém entrará no reino dos céus se não renascer da água e do Espírito' (João III, 5) abre uma exceção por este preceito não menos genérico: 'Àquele que me confessar perante os homens, confessá-lo-ei eu também perante meu Pai que está nos céus'”(Cidade de Deus Livro XIII, 7)
“O Batismo lava todos, absolutamente todos, os nossos pecados, seja de ação, palavra ou pensamento, seja original ou pecados acrescentados, seja consciente ou inconscientemente contraídos.” (Contra duas cartas dos pelagianos 3, 3:5) .
“As Igrejas de Cristo mantém inerentemente que sem o batismo e a participação na mesa do Senhor é impossível para qualquer homem alcançar tanto para o reino de Deus ou a salvação e a vida eterna. Este é o testemunho da Escritura também.” (Sobre o mérito do perdão dos pecados, e o batismo de crianças I , 34 [XXIV]).
“Há três maneiras em que os pecados são perdoados: no batismo, na oração, e na maior humildade da penitência, porém, Deus não perdoa pecados, exceto para os batizados.”. (Sermões aos Catecúmenos sobre o Credo 7:15).
“Pois, deixando de lado a graça do batismo, que é dado como um antídoto para o pecado original, do modo que o nosso nascimento nos impõe, o nosso novo nascimento nos alivia (esta graça, no entanto, tira todos os pecados atuais também que foram cometido em pensamento, palavra e ação):” (Equiridio, LXIV)
“Mas quando a água do batismo é dada a qualquer um em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, não é nem a nossa nem a sua, mas Dele de quem foi dito a João: ‘Aquele sobre quem tu verás o Espírito descer e permanecer sobre ele, esse é o que batiza com o Espírito Santo.” (Contra Petiliano Donatista – Livro II, 2, 5
“Se quiséssemos admitir esta razão, pouco a pouco ela nos levaria a aconselharmos os homens a preferirem matar-se no momento em que, purificados pela água santa da regeneração, receberam a remissão de todos os pecados.” (Cidade de Deus Livro I, 27)
“Portanto, no batismo todos os pecados são perdoados, e, por isso a própria lavagem na água pela palavra, a Igreja é apresentada em Cristo sem mancha nem ruga; e ao menos que fossem batizados, seria em vão dizer, que nela não há absolutamente nenhuma mancha nem ruga.” (Duas Cartas aos pelagianos Livro IV, 17)
“‘Assim como Cristo"’, diz ele, ‘amou a Igreja e se entregou por ela, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para que pudesse apresentar a ele próprio uma Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer tipo de coisa.’ Purificando-a. Como? ‘Com a lavagem da água pela Palavra.’ O que é o batismo de Cristo? A lavagem da água pela Palavra. Tire a água, não é o batismo; tire a Palavra, não é o batismo.” (Comentário ao Evangelho de João - Tratado XV)
LEÃO I
“E por causa da transgressão do primeiro homem, todo o estoque da raça humana foi manchada; ninguém pode ser libertado a partir do estado do velho Adão a não ser através de sacramento de Cristo do batismo, no qual não existem distinções entre o renascido , como o apóstolo [Paulo] diz: “Pois todos vós que fostes batizados em Cristo se revestiram de Cristo; já não há judeu nem grego ...’[Gal 3, 27-28]” (Carta 15, 10)
“É preciso, na verdade, caríssimos, que toda a terra e toda a Igreja espalhada em todos os lugares, empunhe contra eles as armas da fé; mas vossa entrega a Deus deve transcender nesta missão, vós que na pessoa de vossos antepassados recebestes o evangelho de Cristo da própria boca dos bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo. Não permitamos que fiquem escondidos homens que não crêem na lei deixada por Moisés, através da qual Deus se mostrou autor do universo; eles contradizem os profetas e o Espírito Santo, ousam rejeitar com impiedade condenável os salmos de Davi cantados fervorosamente pela Igreja inteira; negam o nascimento do Cristo Senhor, segundo a carne; dizem que sua paixão e sua ressurreição foram simuladas, não verdadeiras; o batismo, eles o despojam de toda a graça e eficácia, o batismo de regeneração. Para eles, nada é santo, nada íntegro, nada verdadeiro.” (Sermão IX, 4)
IRINEU DE LIÃO
“...Uma fez que o batismo instituído, pelo Jesus visível, para a remissão dos pecados...” (Contra as Heresias - Livro I 22, 2)
“... aquele Senhor que formou a visão é o mesmo que plasmou o homem todo, cumprindo a vontade do Pai. E visto que na criação que se fez segundo Adão o homem caíra na transgressão e precisava do lavacro da regeneração, o Senhor disse ao cego de nascença, depois de lhe ter posto o lodo nos olhos: “Vai-te lavar na piscina de Siloé”, lembrando-lhe simultaneamente a modelagem e a regeneração operada pelo lavacro. Assim, depois de se ter lavado, voltou vendo, para conhecer o seu plasmador e aprender quem era o Senhor que lhe dera a vida.” (Contra as Heresias Livro IV, 15, 3).
CLEMENTE DE ALEXANDRIA
“Sendo batizado, somos iluminados; iluminado,s tornamo-nos filhos; sendo feitos filhos, somos aperfeiçoados; , tendo sido aperfeiçoados, somos feitos imortais. ‘Eu’, diz ele, ‘disse que sois deuses, e todos filhos do Altíssimo.’ Este trabalho é variadamente chamado graça, iluminação, e perfeição, e lavagem: lavagem, por que limpa os nossos pecados; graça, pela qual as penalidades decorrentes de transgressões são perdoadas; e iluminação, por que essa luz sagrada da salvação é contemplada, ou seja, através da qual vemos Deus claramente. Agora chamamos isso de perfeito que não necessita de nada.” (O Pedagogo Livro I, 6)
“…para o propósito de limpar, como o batismo para a remissão dos pecados.” (O Instrutor, Livro I, 6)
HIPÓLITO DE ROMA
“O Pai da imortalidade enviou o Filho imortal e Palavra para o mundo, que veio para o homem, a fim de lavá-lo com água e Espírito; e Ele, gerando-nos novamente para a incorruptibilidade da alma e do corpo, soprou em nós o fôlego (espírito) da vida, e nos dotado com uma panóplia incorruptível. Se, portanto, o homem tornou-se imortal, ele também será Deus. E se ele é feito Deus pela água e pelo Espírito Santo, após a regeneração da camada, ele é também co-herdeiro com Cristo após a ressurreição dos mortos. Pelo que eu prego a este efeito: Vinde, vós todas as tribos das nações, para a imortalidade do batismo.” (Discurso sobre a Santa Teofania 8)
“… e Sua manifestação no batismo, e o novo nascimento que era para todos os homens, e a regeneração pelo rebento.” (Discurso sobre a Santa Teofania 10)
GREGÓRIO TAUMATURGO
“Há um mistério, o que dá nestas águas a representação dos fluxos celestiais da regeneração dos homens.” (Quatro Homilias, IV homilia)
“Batiza-me, eu que estou destinado a batizar aqueles que acreditam em mim com água e com o Espírito Santo, e com fogo: com água, capaz de lavar a corrupção dos pecados; com o Espírito, capaz de fazer o mundando, espiritual; com o fogo , naturalmente equipado para consumir os espinhos das transgressões.” (Quarto Homilia, III Homilia)
NOVACIANO
“Porque no batismo e na dissolução da morte, a carne é ressureta e retorna para a salvação, ao ser chamada de volta para a condição de inocência, quando a mortalidade de culpa é posta de lado.” (Tratado Sobre a Trindade, X)
AFRAATES
“Do batismo recebemos o Espírito de Cristo. No mesmo momento em que os sacerdotes invocam o Espírito, o céu se abre, e ele desce e repousa sobre as águas, e aqueles que são batizados são vestidos com ele. O Espírito está ausente de todo aquels que são nascidos da carne, até que eles enham para as águas do renascimento, e, em seguida, eles recebem o Espírito Santo .... No segundo nascimento, por meio do batismo, eles receberam o Espírito Santo.” (Demonstraões VI (dos monges) XIV, 1)
VICTORINO
“Além disso, eles pedem que a sua reprovação possa ser retirada - isto é, para que possam ser purificados de seus pecados, porque a censura é o pecado original, que é retirado no batismo, e eles começam a ser chamados de homens cristãos, que é, ‘Que o teu nome seja chamado sobre nós.’” (Comentário Sobre o Apocalipse de João)
EUSÉBIO DE CESARÉIA (295-340 d.C)
“Quando, pois, ela foi corrigida de forma comedida, como era preciso, recebeu do alto a ordem de se alegrar novamente; ela floriu “como um lírio”; rescende para todos os homens o odor divino, porque, diz a Escritura, “a água jorrou no deserto”, a onda da regeneração divina que confere a ablução salutar.” (História Eclesiástica Livro X, 4, 34)
“Edificado o templo de Deus, nosso pacífico Salomão, mandou ainda construir os locais destinados aos ainda necessitados da purificação e das abluções pela água e pelo Espírito Santo, de sorte que a profecia supracitada não ficou em palavras, mas realmente cumpriu-se. Agora, com efeito, é verdade ser “a glória futura deste templo maior do que a passada” (Ag 2,9).” (História Eclesiástica Livro X, 4, 45-46)
ATANÁSIO DE ALEXANDRIA (296 – 373 d.C)
“Como nós somos todos da terra e morremos em Adão, então sendo regenerados da água e do Espírito, em Cristo nós somos todos vivificados.” (Discurso Contra os Arianos III, 33).
ARQUELÁUS
“Se Ele não foi batizado, nem é qualquer um de nós batizados. Mas se não há batismo, não haverá qualquer remissão dos pecados, mas todo homem vai morrer em seus próprios pecados. Manes disse: é o batismo, então, dado por causa da remissão de pecados? Arquelau disse: Certamente.” (Atos de Disputa com a Heresia, 50)
EFRAIM O SÍRIO
“A nuvem cobriu e manteve fora o calor ardente do acampamento, - ele mostrou um símbolo do Espírito Santo, que ofusca você no batismo - temperarando o fogo ardente que não prejudicou seus corpos.” (Carta a Festa da Epifania, V)
TEODOTO
“Desde que o batismo é realizado pela água e Espírito como uma proteção contra o fogo duplo – o que se apodera do que é visível, e o que se apodera do que é invisível; e da necessidade, sendo um elemento imaterial de água e um material, é uma proteção contra o fogo duplo. E a água terrestre limpa o corpo; mas a água celeste, pelo fato de ser imaterial e invisível, é um emblema do Espírito Santo, que é o purificador do que é invisível, tanto a água do Espírito, como o outro do corpo.” (Excertos, VIII)
BASÍLIO MAGNO
“Se, porém, o Senhor claramente, na instituição do batismo da salvação, ordenou aos discípulos que batizassem todos os povos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (Mt 28,19), e não considerou indigna de si a comunhão com este Espírito, quando os adversários afirmam que não se deve colocá-lo na mesma ordem que o Pai e o Filho, como não ver nisso uma aberta oposição ao mandamento de Deus?” (Tratado Sobre o Espírito Santo X, 24)
“De que maneira seremos salvos? Pela regeneração, pela graça do batismo. Como poderia ser de outra forma? Cientes da salvação operada pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo, abandonaríamos o modelo de salvação que recebemos?” (Tratado Sobre o Espírito Santo X, 26)
“Embora sejamos batizados com água e com Espírito, o último é muito superior ao primeiro, e não é portanto para ser separado do Pai e do Filho.” (Sobre o Espírito Santo - Livro I, 6)
“Então, aqueles batizados no Nome de Cristo são seguros para serem batizados no Nome do Pai e do Espírito Santo, se, isto é, há a crença em três pessoas, de outra forma o batismo será nulo.” (Sobre o Espírito Santo – Livro I, 3)
“Pedro estava puro, mas devia lavar os pés, pois tinha o pecado que vem pela sucessão do primeiro homem, quando a serpente o subjugou e o induziu ao erro. É por isso que se lavam os pés dele, a fim de tirar os pecados hereditários. Portanto, nossos próprios pecados foram perdoados pelo batismo.” (Sobre os Mistérios 32)
“Nós devemos aprender que no batismo os pecados podem ser perdoados, mas a lei não pode ser abolida.” (Sobre os deveres do Clero - Livro I, 50)
“E nesse batismo por onde os pecados são perdoados, e reinos são procurados. Este é um batismo depois do qual nunca peca. Que a água nos receba, que é habituado a regenerar.” (Sobre as Virgem – Livro III, 34)
SÃO JERÔNIMO
“Todos os dias me perguntam a minha confissão de fé; como se quando eu fui regenerado no batismo não tivesse feito nenhuma.” (Carta XVII, 3)
“Disseram-me, para ter outro ponto, que um de seus seguidores, Crisógono, critica-me por ter dito que no batismo todos os pecados são retirados.” (Apologia contra os Livros de Rufino - Livro I, 32)
CONSTITUIÇÕES APOSTÓLICAS
“... quem lhe regenerou pela água, dotou com a plenitude do Espírito Santo, que te alimentou com a palavra quanto com leite, que têm te alimentado com a doutrina, que o confirmaram por suas admoestações, que transmitiram a você o corpo salvador e precioso sangue de Cristo, que lhe livrou de seus pecados, que fizeram você participar da eucaristia santa e sagrada...”. (Constituições Apostólicas Livro II, 33)
PAPA GREGÓRIO MAGNO
“Por isso, Pedro, vendo que alguns estavam aterrorizados pelo espetáculo das suas ações iníquas, lhes dá este aviso: Arrependei-vos e cada um de vós se faça batizar. Antes de falar do batismo, ele falou das lágrimas de arrependimento, para que antes se imergissem na água da própria aflição e, em seguida, se lavassem pelo sacramento do batismo. Por conseguinte, aqueles que não se preocupam de chorar os pecados cometidos, com que ânimo vivem seguros de obter o perdão, se o mesmo sumo pastor da Igreja considerou que se devesse acrescentar a penitência ao sacramento instituído, sobretudo com a finalidade de extinguir os pecados?” (Regra Pastoral Livro III, 30)
PARA CITAR
RODRIGUES, Rafael. Pais da Igreja e o Sacramento do Batismo. Disponível em: . Desde 17/07/2014
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