top

create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, 4 de setembro de 2016

CURSO BÍBLICO - Lição 3

noahs_ark
Vimos até agora as nuances do princípio da História da Criação. Como Deus criou a humanidade para que fôssemos a Sua família e como, por medo, Adão falhou em sua obediência a Deus. O Dr S. Hahn prossegue aprofundando-nos um pouco mais no conhecimento das principais figuras ou personagens da História de nossa Salvação, mas antes disso uma pergunta se nos apresenta: e a Eva?

Eva e a Fruta

Temos falado de Adão, e talvez alguns já tenham se perguntado: mas isso não se trata de Eva? Na verdade, a serpente se dirige  primeiramente à “mulher”. A palavra “mulher” aparece 4 vezes em 6 versículos, enquanto o homem não é mencionado, senão por último. E então nada mais diz, “deu também ao marido que estava com ela “(Gn 2: 6).
Gênesis parece querer-nos a pensar que a culpa tenha sido das mulheres. Afinal ela fez este negócio a cobra e tomou o fruto proibido. O homem não comeu nada, mas apenas o que a mulher lhe deu. Mas é assim mesmo? Por que então São Paulo e da tradição da Igreja se referem a esse relato como o pecado de Adão? (Cf. Romanos 5: 12-14, 1 Cor. 15: 22,45)?
Primeiro vamos enfatizar o que  é dito no final da história: Adão estava com ela o tempo todo (Cf. Gn 3: 6). Na verdade, em hebraico, a serpente diz “vós” e não “tu”. Portanto, se Adão estava em meio a tudo isso, por que ele não falou antes? Por que não respondeu nada. Este é o ponto. Por medo, Adão não diria nada, deixando sua esposa entregue à própria sorte. Ele era “seu marido”, como o texto insiste. Os maridos têm que defender suas esposas, até morrerem por elas. Assim diz a Bíblia a respeito do amor conjugal (cfr. Ef. 5:25). Pois bem, esclarecido isso, continuamos com o entendimento de tudo o que se segue a partir do pecado de Adão. 

 A Leste do Éden, Antes do Dilúvio

Caim, o  Mal

Na última lição, deixamos nossa primeira família, Adão e Eva, fora do Paraíso, exilados por seu pecado e desobediência, por não viverem de acordo com as exigências da aliança com Deus. Os capítulos que se seguem (cf. Gen 4-5) mostram os “frutos” do pecado original de Adão e Eva: vemos que a descendência humana agora tem misturada a si o bem e o mal. A tensão entre os dois progênies, prevista por Deus no Jardim (cfr. Gn 3:15) determina muito do que se segue em Genesis, especialmente nos primeiros 11 capítulos.
Os “primeiros frutos” de Adão e Eva, Caim, seu filho, nascido da semente ruim; seu irmão mais novo, Abel, da semente boa. Caim mata Abel e se faz o primeiro homicida do mundo. Como Adão e Eva, primeiros filhos de Deus, rejeitam a paternidade de Deus, sua descendência ruim também rejeita a família do homem que Deus quis criar. Isto é simbolizado nas palavras cruéis e rancorosas de Caim a Deus: “Acaso eu sou o guardião do meu irmão?” (Gn 4: 9). O mal de Caim cresce, e um de seus descendentes (Lameque) torna-se o primeiro homem a tomar para si duas esposas, uma perversão da ordem do matrimônio estabelecido por Deus no Jardim (cf. Gn 2: 21-24.), E se orgulha de suas ações criminosas e vingativas (cf. Gn 4: 23-24.).

Set, o Justo

Depois de Caim, Adão e Eva procriam uma boa descendência, Set. Os filhos de Enos, um descendente de Set, são os primeiros a desenvolver um relacionamento com Deus que é pessoal e de oração. Genesis diz que  invocam a Deus “pelo nome” (cfr. Gn 4:26). A palavra “nome” em hebraico é Shem. Este é um fato que se tornará importante mais tarde nesta lição.  Os capítulos 4 e 5 de Gênesis nos dá a história de maus e bons descendência de Adão. Lemos sobre os filhos de Caim (Gn. 4: 17-24) e sobre os filhos de Set (cf. Gen 5. 1-32). Do primeiro , o Mal, procedem os “filhos e filhas do homem” do segundo, o Justo, os “filhos do Céu” (Gn 6: 2). Mas o pecado contamina até mesmo os justos. Os filhos de Set, atraídos pela beleza das filhas de Caim, casam-se com elas. Pior ainda, eles seguem o mau exemplo de Lameque e tomam para si mais de uma esposa. “Quantas quisessem” (Gn 6: 1-4). Dos filhos de Set que se uniram com as filhas de Caim, nasceram homens violentos e maus “do famosos heróis dos tempos antigos “(cf. Gn 6: 4), de que nos diz outra parte das Escrituras, “orgulhosos gigantes … hábeis na arte da guerra” (cf. Sb. 14: 6; Bar 3: 26-27).
Finalmente, Deus, Se enche de “tristeza” e “arrependimento” por ver “como se corrompeu a terra … pois todos os homens seguiram os caminhos do mal “(Gn 6: 5, 7, 12). Lembre-se: Deus não pode arrepender-se ou mudar de idéia, como os seres humanos, portanto, isso é apenas uma expressão literária para indicar a extensão da depravação que as coisas haviam alcançado (Nm 23:19; Malaquias 3: 6).

Salvos pela água

No dilúvio, Deus devasta os descendentes de Caim completamente, afogando-os. Os descendentes de Set continuam por meio de Noé, que “caminhou com Deus” e “o Senhor o olhou com bons olhos” (Gn 5: 27-29; 6: 9-10). A história do dilúvio (cap. 7-9) é narrada como uma nova criação, com muitas referências óbvias e subtis a Gêneses 1. No contexto de todo o livro, a história do dilúvio nos mostra Deus dando ao mundo um novo começo, iniciando sua Família novamente com a ascendência de Set.
Noé é como um novo Adão. E como Adão, ele recebe a autoridade sobre os animais (cfr. Gn
1:26 e 9: 2-3). Deus diz-lhe o que Ele tinha ordenado a Adão, “tende muitos filhos e enchei a terra” (Cf. Gn 1:28; 9 :. 1). No final, como fez com Adão, Deus faz uma aliança com Noé, e por meio, dele com todos os seres vivos (cf. Gn 2: 1-2; 9:13.). Com esta aliança com Noé, Deus renova sua aliança com a criação. O arco iris (sete cores) é como o Shabath (sábado), como um símbolo de comunhão de Deus com o seu trabalho. Eis aqui a segunda das grandes alianças que formam o “princípio estrutural” da Bíblia.

Lembre-se do que foi dito na primeira lição: a Bíblia é organizada de acordo com uma série de alianças que fazem famílias. Com cada aliança, Deus revela um pouco mais do mistério do Seu amor. Na aliança com Noé, a família de Deus é como uma família nuclear (de núcleo): Noé, sua esposa e filhos. Ao se adicionar as crianças, temos ido além do modelo do casal que Ele revelou na criação de alianças. Há outra coisa importante a lembrar sobre as alianças da Bíblia, cada uma delas nos aproxima da Nova e Eterna aliança com Jesus. A aliança simbolizada por Adão e Eva mostra-nos o mistério da ligação de amor entre Cristo e sua Igreja, que será uma união como o casamento (cf. Ef. 5: 21-33). A aliança com Noé nos conduz ao mistério do sacramento do batismo pelo qual nos tornamos, como Jesus e Noé, amados filhos e filhas de Deus, nos quais Ele deleita-Se (Gn 6: 4-8; Mt 3:17). O batismo que Jesus traz destrói o pecado, como o dilúvio no tempo de Noé, e inclui o dom do Espírito Santo  que aparece na forma de uma pomba (Gen 8: 8-12; Mt 3:16). Como São Pedro nos diz, o dilúvio foi uma pré-figura do batismo. Tanto no dilúvio quanto no Batismo, a raça humana é “salva através da água” (1 Pedro 3: 20-21; CIC 701, 1219).
Na próxima semana veremos, com a ajuda de Deus, a continuação do que se passa depois do dilúvio.
In Christus.
Fonte Eletrônica;
https://igrejamilitante.wordpress.com/2016/08/22/curso-biblico-licao-3/

Nenhum comentário:

Postar um comentário