top

create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, 7 de agosto de 2016

Estudo Bíblico: De Gênesis a Jesus Final da Lição 1

The garden of Eden with the fall of man, by Jan Brueghel de Elder and Peter Paul Rubens

O Velho e o Novo Testamento

Vamos nos antecipar um pouco: O ponto chave para o que temos dito até agora, no início da Lição 1 (postada aqui), é, em resumo, o seguinte: A Bíblia conta a História da Salvação. A História da Salvação é a história da maravilhosa obra de Deus, desde a criação do mundo, a todos os homens e mulheres e seus filhos, fazendo da família da humanidade, a família de Deus. Ele fez isso através de uma série de alianças com figuras-chave, em pontos-chave da Bíblia. Estas parcerias-chave serviram como um esboço de toda a Bíblia. Se sabemos e entendemos isso, teremos um bom entendimento da “trama” da Bíblia. No final deste curso para iniciantes, eles poderão conhecer e compreender as alianças.
Nós só precisamos de um pouco mais informação antes de abrirmos o Livro Sagrado e lê-lo. Precisamos saber por que a Bíblia é dividida em Antigo e Novo Testamento. Muitos cristãos tendem a ignorar o Antigo Testamento porque se passou antes de Jesus. Mas quando entendem que a História da Salvação começou com a criação do mundo, no Velho Testamento, e progrediu através de uma série de alianças, passam a entender porque o Antigo Testamento é tão importante. A divisão da Bíblia para o Antigo e Novo Testamento é muito mais do que uma demarcação literária ou histórica. Lembre-se que “testamento” é apenas uma palavra sinônimo de “aliança”. Tudo o que acontece no Antigo Testamento prepara o palco e anuncia o que vai acontecer no Novo Testamento. Cristo e sua Cruz, são a dobradiça entre o Antigo e o Novo Testamento. Todas as alianças de Deus no Antigo Testamento encontram a sua realização, o seu sentido pleno, em Jesus, em sua “Nova Aliança”.

IV. Começando pelo começo: uma introdução à Genesis e à História da Criação

Agora estamos prontos para começar a ler a Bíblia. Vamos começar do início com o Gênesis. A melhor maneira de começar é lendo Gênesis, capítulo um agora. Assim estaremos preparados para o que se segue. Muitas vezes as pessoas lêem a história da criação pensando sobre o “conflito” entre religião e ciência. No entanto, a leitura de Gênesis dessa forma implicaria impor a perspectiva da nossa situação histórica ao texto, e perder as pistas literárias que revelam o sentido “religioso” que História tinha para a antiga Israel, e o sentido religioso que Deus queria comunicar agora no século 21.
Gênesis 1, 2 nos diz que no princípio a terra era  “sem forma e vazia”. O intuito aqui é mostrar que Deus fez o mundo, primeiro moldando-o e depois preenchendo-o. Nos três primeiros dias, Deus criou a “forma” ou “âmbitos” da Terra: dia e noite;  céu e mar;  solo e plantas. Nos dias 4-6, Deus “enche” esses reinos  com “orientadores” ou “regentes”: o sol, a lua e as estrelas (que iriam governar o dia e a noite, Gênesis 1, 14-19); aves e peixes que enchem o céu e mares; e homens e animais no chão. Há uma perfeita ordem em tudo isso. Primeiro Deus cria a “estrutura” do mundo, então a preenche com os seres vivos. É como fazer uma casa e nela colocar seus habitantes. E cada um dos dias também estão em concordância com este plano: No primeiro dia, Deus criou o dia e a noite. No quarto dia, cria aqueles que irão “governar” os reinos do dia e noite: o sol, a lua e as estrelas. No segundo dia, faz o céu e o mar. No quinto dia, o céu e o mar são dadas à aqueles que vão para governá-los: peixes e aves. No terceiro, terra e vegetação são criados. No sexto dia, os animais e os primeiros seres humanos e recebem domínio para reger a terra. Após cada dia da criação, Deus vê que sua Obra é “Boa”. Depois de seis dias trabalho Deus vê o seu trabalho e diz que ele é “muito bom”. A palavra “muito” marca o fim do ciclo criação porque Deus termina de criar os reinos e aqueles que irão governá-los.

A Palavra e o sábado

Notemos outra coisa ao ler esses primeiros versículos da Bíblia. Como é que Deus cria? Pronunciando Sua palavra.  Ele diz: “Faça-se …” e as coisas se fazem. Sabemos, através da leitura do Antigo Testamento à luz do Novo, que a Palavra de Deus, pela qual Ele criou o mundo é Jesus (cfr. Jo 1, 1-3; Col 1: 16-17). Algo para se lembrar, não só na leitura da Bíblia, mas também na Missa, é que a palavra Deus é eficaz, ela faz coisas. Sua Palavra faz o que diz. Quando Deus diz: “Faça-se luz”, sua Palavra cria a luz, realmente. A Palavra de Deus realiza o que Ele diz. Esse mesmo poder da Palavra de Deus trabalha nos sacramentos da Igreja.
Quando o sacerdote repete as palavras de Jesus: “Este é o meu Corpo”, o pão torna-se o Corpo de Cristo. Quando o sacerdote diz as palavras de Jesus: “Eu te absolvo” ou “eu te batizo”, essa Palavra cria a realidade da qual se fala. O poder criador da Palavra de Deus é uma das coisas mais importantes a se aprender a partir deste primeiros versículos do Gênesis. É interessante notar que pode haver uma sugestão da doutrina da Santa Trinidade nestes primeiros versos.
Há três atores Divinos: Deus, Sua Palavra e do Espírito (“Pneuma Theos”) que pairam sobre a superfície das águas (Gen 1, 2).  É também digno de se notar que Deus fala de Si mesmo na segunda pessoa do plural: Façamos (nós) o homem à NOSSA imagem e semelhança” (Gn 1, 26-27).  Por que não dizer, “Faço o homem à minha imagem?” Não sabemos como responder à essa pergunta. Os Santos e estudiosos têm refletido sobre isso há séculos. Menciono aqui porque trata-se de uma pista daquilo que Jesus revelou mais tarde: que Deus é três Pessoas divinas em um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo (Mateus 28:19).
No sétimo dia, Deus descansa e abençoa sua criação. É o segundo capítulo do Gênesis (cfr. Gn 2, 2-3). Deus não está cansado. Este descanso cósmico e bênção é o primeiro ciclo de alianças que vamos ver na Bíblia. Deus, pelo fato de estabelecer o sábado, está fazendo uma aliança com a sua criação e especialmente com toda a humanidade, representada pelo homem que Ele criou à sua imagem e semelhança. Isto é o que Jesus parece estar se referindo quando ele diz: “O sábado foi feito para o homem, e não homem para o sábado “(Mc 2, 27-28).
Faz sentido. Deus não criou o mundo sem uma razão, como algo completamente separado Dele. Ele cria o mundo e a família humana por amor. O sábado é o sinal dessa aliança e amor. Então Deus, quando dá o sábado e a Lei ao povo de Israel, diz que o sábado é “uma aliança perpétua” (cf. Ex. 31, 16-17). É por isso que o Catecismo chama a História da Criação de “o primeiro passo para a Aliança, como o primeiro e universal testemunho do amor de Deus Todo-Poderoso” (CCC 288). A palavra hebraica para fazer um juramento é “Sabá”, derivada de “sete” em hebraico. Nessa linguagem, jurar (ou fazer uma aliança) é “levar sete” (cf. o juramento de Abraão, em Gen. 21, 27-32). Então, o que Deus parece fazer com o sétimo dia não é tanto um “descanso”, mas introduzir uma aliança eterna com a criação. E esse padrão de alianças continua por toda a Bíblia. Enquanto se lê a História da Criação de acordo com o conteúdo e à unidade de toda a Bíblia, vemos uma outra característica da História da Criação que chama a atenção. A História da Criação fala da criação como a construção de um templo, um lugar Santo onde Deus habita e se reuni com suas criaturas. Como no templo que mandou fazer em Jerusalém, o “templo” da criação é um lugar sagrado onde Ele habita e onde homens e mulheres irão oferece-Lo adoração e sacrifício.
No livro de Jó, capítulo 38, a criação do mundo é descrita como a construção de um templo. Na verdade, se compararmos o relato da criação com os que apresentam a construção da Tenda do Encontro e do Templo, vemos que ambos os locais sagrados são descritos em termos muito semelhantes aos utilizados para a criação do mundo. Por exemplo, quando Moisés construiu a tenda da revelação, Deus fala 10 vezes ( “e o Senhor disse a Moisés … “). Não é por acaso que Deus falou 10 vezes em Gênesis ( “Faça-se …”),  e há outros paralelos. Deus vê que a sua criação é boa (Gn 1, 31). “Moisés viu todo o trabalho e achou que tinha feito de acordo com o que o Senhor tinha ordenado” (Ex 39,43; Gn 2,1; Ex 39,32; Gen 2, 2 e Ex 40, 33). Deus abençoa e santifica o sábado quando termina e Moisés abençoa a “Morada” (cf. Gn 2, 3; Ex 38:43; 40, 9).
As duas narrativas se concluem falando sobre a santidade do sábado (Gn 2, 2-4; Ex 31, 12-17). O mesmo é visto em 1 Reis 6-8, que descreve a construção do Templo. O Rei Salomão consagra o Templo, no sétimo mês, no sétimo dia de uma festa de sete dias, orando sete petições. Mais uma não tão sutil alusão à História da Criação.
Como o Espírito “pairava” sobre a água, o Espírito de Deus encheu o Templo de Salomão (1 Rs 8, 10), como fez na Morada (cf. Ex. 40:35), No templo, o santuário ou “Santo dos santos”, contido na presença de Deus, fazendo sua quarto, o mais santo dos lugares. Na história da criação em Gênesis, o Jardim do Éden, onde Deus colocou o homem e a mulher, é descrito em termos semelhantes aos utilizados para descrever os recintos internos deTemplo. No Jardim entrava-se a partir do leste, como o santuário do Templo. Os querubins colocados por Deus para guardar a entrada do jardim assemelham-se ao Templo de Salomão (cf. Gen 3,24; Ex. 25, 18-22,26-31; 1 Reis 6, 23-29). Deus “passeia” através do jardim (Gn 3, 8). Como está presente no santuário do Templo (cf. Lv26: 11-12; Dt 14:23; 2 Samuel 7: 6-7). Veremos paralelos na próxima lição sobre a criação e a queda do homem e mulher.
Fonte Eletrônica;
https://igrejamilitante.wordpress.com/2016/07/23/curso-de-estudo-biblico-de-genesis-a-jesus-final-da-licao-1/

Nenhum comentário:

Postar um comentário