top

create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Vai deixar a igreja mais forte', diz jovem que quebrou imagens em MG

        

Ele prestou depoimento e pena pode chegar a seis meses, diz delegado.
Imagens de santos e mobiliário de igreja foram destruídos em Sacramento.

Alex Rocha e Faeza Rezende Do G1 Triângulo Mineiro
Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento destruição quebra imagens santos (Foto: G1/ G1)
Oito imagens santas foram destuídas em paróquia
de Sacramento (Foto: G1/ G1)
O delegado regional da Polícia Civil na instância de Araxá, César Felipe Colombari, ouviu na noite de quarta-feira (16) o jovem suspeito de destruir imagens santas e uma igreja em Sacramento (MG). O crime ocorreu na igreja de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento.
Segundo o delegado, o jovem parecia transtornado e disse poucas palavras. “Ele estava bem perturbado e não sabemos se isso é genético ou algo psicológico pelo momento. Ficou calado e usou duas frases: ‘Que não é certo adorar santos e imagens’ e que ‘Isso é bom porque vai deixar a igreja mais forte’”, relatou. César Felipe também informou que em momento algum ele deixou claro de qual igreja evangélica fazia parte.
saiba mais
Ainda segundo o delegado, o jovem detido pode responder por dois crimes com penas que totalizam seis anos. Com ele foi apreendida uma mochila com roupas e documentos que constam naturalidade São João de Meriti (RJ), porém, ele afirma ser de Uberlândia. “Ele foi autuado por dano qualificado e também há o crime contra dano ao patrimônio que é tombado historicamente e culturalmente. A pena para cada um dos crimes varia de um a três anos. As investigações continuam para verificar quem é a segunda pessoa que ele afirmou ter participado, contudo, não há relatos de que outra pessoa passou pela igreja no momento”, acrescentou César Felipe. De qualquer forma, a polícia continua em busca de informações sobre a possibilidade de um segundo envolvido.
Reunião de pastores
Os pastores de igrejas evangélicas da cidade se reuniram pela manhã. Segundo o presidente da Associação de Evangélicos, pastor Paulo Brito, a indignação foi compartilhada entre os protestantes. “Nós não estimulamos nossos fiéis a terem essa conduta. Simplesmente não cremos, mas respeitamos. Isso é uma atitude reprovável”, afirmou.

Comoção popular
A empresária Sônia Scalon e o marido são ministros da Eucaristia há três anos. Ela relembra que entrou na paróquia após o ocorrido e disse não conseguir compreender a atitude. “Foi uma coisa horrível, sem explicação. Nunca tinha acontecido nada igual por aqui e não entendemos, ficamos chocados. Parece que não acreditamos no que houve e que estamos em outro lugar. Pelo menos o sacrário, que é onde está o Cristo Consagrado permaneceu intacto, mas nada justifica”, lamentou.
Diante do ocorrido, ela deseja que as autoridades responsáveis se atentem para evitar novas ações em igrejas e reforcem a importância do respeito religioso. “Não sei como julgar uma pessoa que fez esse ato. Está acontecendo demais em igrejas católicas, é um problema que tem que ser cuidado para não se tornar rotina. Religiões devem se respeitar”, afirmou.
Imagens de santos e mobiliário destruídos
Oito imagens de santos e parte do mobiliário da paróquia em
Sacramento foram destruídos pelo jovem de 20 anos nesta quarta-feira (16). Entre as imagens está a de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, tombada pelo Patrimônio Histórico e que aguardava a data de coroação no Vaticano.
O jovem fugiu e foi detido em seguida. Contudo, ele assinou termo de comparecimento e foi liberado. Mediante ordem do delegado regional da Polícia Civil, com instância em Araxá, o jovem foi novamente detido pelos militares.
Na ocasião o pároco responsável pela igreja estava em viagem para Campo Grande (MT). Por telefone, ele disse para a reportagem que o crime reflete em lamento de toda a população. “É a primeira vez que aconteceu isso. A cidade inteira está de luto lamentando. Pelo que estou recebendo de imagens e mensagens pelas redes sociais, a cidade está com o coração ferido porque destruíram todo nosso patrimônio religioso. É lamentável”, desabafou.
Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento destruição quebra imagens santos (Foto: G1/ G1)Santa que aguardava coroação no Vaticano foi destruída (Foto: G1/ G1)

 
Fonte Eletrônica;
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário