top

create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Vã Repetição?

O Rosário é realmente uma repetição de orações… mas não uma vã repetição… ou apenas uma repetição.
Nesta passagem de S. Mateus (6,7: “‘E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos’”), nosso Senhor está condenando os Fariseus que “quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa” falam a Deus para serem vistos pelos homens.
Nosso Senhor jamais condenou a repetição de orações. Ele mesmo repetiu a mesma oração três vezes no jardim do Getsemani (Mateus 26: “39. E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: ‘Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres’… 42. Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: ‘Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade’… 44. Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras”). O cego repetiu sua prece e foi curado por Cristo (Mateus 20,30: “E eis que dois cegos, sentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: ‘Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós’. E a multidão os repreendeu, para que se calassem; eles, porém, clamaram ainda mais alto, dizendo: ‘Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós’”). Nós temos falado que ao anjos de Deus no céu nunca cessam de repetir, dia e noite o cântico: “Os quatro seres viventes tinham, cada um, seis asas, e ao redor e por dentro estavam cheios de olhos; e não têm descanso nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, e que é, e que há de vir” (Apocalipse 4,8).
No Rosário, os Católicos repetem as orações das Escrituras: a Prece do Senhor (Mateus 6) e a Saudação Angélica ou “Ave Maria” encontrada em Lucas 1,28.
No Rosário o que repetimos são orações (versiculos) Biblicos:
- O Pai-Nosso (Mt 6, 9-13)
- Ave Maria (Lc 1,28-55, João 2: 1-11). A segunda parte é nossa resposta confiante acolhendo a Mãe de Deus que nos foi dado.
- O Gloria ( II Corintios 13,13 ).

Não se deve confundir a oração com a “multiplicação de palavras” com a “oração insistente” que nos ensina Jesus.
Insistir é recair sobre o mesmo tema. A oração insistente é por si mesma repetitiva mais não necessariamente é “mulplicação de palavras” . Depende da disposição do coração.
Jesus nos ensina a rezar de coração, como Ele mesmo reza, sendo todo amor e obedincia ao Pai. Os que sabem rezar são humildes, os que de coração clamam o Senhor se reconhecessem necessitados d’Ele a cda instante, pois são como as crianças.
O problema não é a repetição mas sim o discurso vão. O Santo Rosário e outras orações repetitivas , quando rezadas de coração , meditando seus mistérios com humildade , não somente são aceitaveis mas também constituem uma “oração insistente” tal como é recomendada na Biblia.
A oração repetida também é um meio de se evangelizar tendo em vista que um mal que ainda hoje aflige que é o analfabetismo, no tempo mais antigo era muito maior, com a observação que nao existia a imprensa e portanto não havia biblias disponiveis para se ter em casa como hoje.
Se hoje com o analfabetismo a Palavra de Deus fica dificil para estes imagina antes?
Como evangelizar? Como tornar acessivel a Palavra da Sagrada Escritura a todos?
Claro! atraves da oração, atraves da oração meditavam partes da Biblia (Como vismo as referencias biblicas no artigo acima de cada oração do Rosario) e tinham assim a possibilidade de aprofundar na fé.
Concluindo então, a oração repetida era também instrumento de evangelização e é ainda nos dias de hoje.
Mistérios GOZOSOS

1º- No primeiro mistério gozoso contemplamos a anunciação do Anjo Gabriel a Nossa Senhora.
2º- No segundo mistério gozoso contemplamos a visita de Nossa Senhora a sua prima Isabel.
3º- No terceiro mistério gozoso contemplamos o nascimento de Jesus em Belém.
4º- No quarto mistério gozoso contemplamos a apresentação de Jesus no templo.
5º- No quinto mistério gozoso contemplamos a perda e o encontro de Jesus no templo.
Mistérios DOLOROSOS
1º- No primeiro mistério doloroso contemplamos a agonia de Jesus no Horto das Oliveiras.
2º- No segundo mistério doloroso contemplamos a flagelação de Jesus atado à coluna.
3º- No terceiro mistério doloroso contemplamos Jesus sendo coroado de espinhos.
4º- No quarto mistério doloroso contemplamos Jesus carre gando a cruz para o Calvário.
5º- No quinto mistério doloroso contemplamos a crucificação e morte de Jesus na cruz.
Mistérios LUMINOSOS
1º- No primeiro mistério luminoso contemplamos o Batismo de Jesus no Rio Jordão.
2º- No segundo mistério glorioso contemplamos Jesus Cristo nas Bodas de Caná.
3º- No terceiro mistério glorioso contemplamos o Anúncio do Reino de Deus.
4º- No quarto mistério glorioso contemplamos a Transfiguração de Jesus.
5º- No quinto mistério glorioso contemplamos a Instituição da Eucaristia.
Mistérios GLORIOSOS
1º- No primeiro mistério glorioso contemplamos a ressurreição de Jesus Cristo.
2º- No segundo mistério glorioso contemplamos a ascensão gloriosa de Jesus ao céu.
3º- No terceiro mistério glorioso contemplamos a vinda do Espírito Santo no Cenáculo.
4º- No quarto mistério glorioso contemplamos a Assunção de Nossa Senhora ao céu.
5º- No quinto mistério glorioso contemplamos a coroação de Nossa Senhora como Rainha do céu e da terra
 
FONTE ELETRÔNICA:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário