top

create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, 22 de junho de 2014

Pastor Ricardo Gondim diz: Deus nos livre de políticos evangélicos



Uma importante eleição acontecerá em breve. Há algum tempo, preocupado com o ideario político do movimento evangélico, escrevi Deus nos livre de um Brasil evangélico . O texto, obviamente, suscitou opiniões diversas. Igrejas, envolvidas com o poder e tomadas por ambições messiânicas, chiaram. Crentes, fascinados com propostas messiânicas de transformar o Brasil em uma república cristã, reagiram com raiva. Nem menciono americanófilos – eles acreditam que Deus elegeu os Estados Unidos como farol sobre a colina para revelar ao mundo um modelo de nação justa e igualitária.

A revista eletrônica Huffington Post publicou um texto de Geoffrey R. Stone, professor de direito da Universidade de Chicago (aqui) . Stone se deparou com uma lista dos dez estados com maior índice de pessoas que se consideram religiosas na América. Com excessão de Utah, mormóm, todos os outros fazem o cinturão bíblico,  o chamado “Bible belt”. Portanto, estados com predominância evangélica. Por ordem, são: Mississippi, Utah, Alabama, Louisiana, Arkansas, Carolina do Sul, Tennessee, Carolina do Norte, Georgia e Oklahoma. Stone pesquisou o que essa maciça presença evangélica significa nesses estados do sul. Sua descoberta estarrece:
  • Nove dos dez estados mantiveram escolas racialmente segregadas até a decisão da Suprema Corte de aboli-las em 1954.
  • Cinco dos dez estados continuam como os piores na insistência de manter segregação racial nas escolas públicas.
  • Oito dos dez estados constam nas lista dos onze com maior população carcerária.
  • Todos os dez estados têm pena de morte.
  • Sete dos dez estão entre os dez com mais alta percentagem de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza.
  • Sete dos dez estados constam como os nove piores com obesos e obesas.
  • Nove dos dez estados fazem parte dos vinte com maiores índices de fumantes.
  • Sete dos dez estados foram ranqueados entre os dez com a pior condição de saúde.
  • Nove dos dez estados constam entre os treze piores na expectativa de vida.
  • Sete dos dez estados têm os piores níveis nacionais na qualidade de serviço médico.
  • Cinco dos dez estados são os únicos estados americanos sem leis de salário mínimo.
  • Todos os dez participam das listas dos piores salários mínimos americanos.
  • Nove desses dez estados estão na lista dos dezoito piores com gastos em educação pública.
  • Nove dos estados foram inseridos na lista dos vinte piores no quesito qualidade da escola pública.
  • Nove desses dez estados constam dos vinte piores nos índices de morte provocada por arma de fogo.
  • Cinco dos estados constam entre os dez em que mais cidadãos veem pornografia na internet.

No Brasil seria diferente? Acredito que o melhor dos mundos que políticos evangélicos moralistas promentem pode não acontecer. Pelo contrário, com o histórico já bem documentado da fragilidade ética dos líderes e com a falta de senso crítico dos seguidores, caso o avanço do neopentecostalismo continue e mais grandes empresas da fé comprem horário na televisão, o pior ainda está por vir. Infelizmente.

Soli Deo Gloria
Ricardo Gondim
 
Fonte Eletrônica ;


 

Mentira desmascarada!Esqueletos de bebês em vala comum de convento

historiadora_irlandesa

Aposto que o seu amigo ateu e aquela sua amiga protestante compartilharam com júbilo nas redes sociais a notícia de que esqueletos de quase 800 bebês foram encontrados em uma vala comum de um convento em Tuam, na Irlanda. Este seria um ato vil da Igreja Católica “marvada”, mais uma vez oprimindo a humanidade com seus dogmas, não é mesmo? Errado! Catherine Corless, a historiadora irlandesa que descobriu os esqueletos, veio a público dizer que suas declarações foram vergonhosamente distorcidas.

Em uma
entrevista ao jornal The Irish Times, Corless desmascarou o caô:

“Eu nunca usei essa palavra ‘despejado’. Eu nunca disse a ninguém que 800 corpos foram jogados em um tanque séptico [tanque de esgoto]. Isso não veio de mim em momento algum. Essas não são minhas palavras”.

A mídia sensacionalista e irresponsável fez mais uma de suas lambanças, inventando escândalo onde não há. Alguns jornais mais cretinos chegaram a dizer que os esqueletos foram achados em um tanque de esgoto. Mas a VERDADE é que:


  • os esqueletos dos bebês NÃO foram encontrados em uma fossa ou vala comum, e sim em uma sepultura comunitária, um tipo de estrutura muito comum ainda usada no passado em algumas partes da Europa;
  • não há qualquer indício de que as religiosas do convento tenham levado os bebês à morte, seja por negligência ou por maus tratos.

Finbar McCormick, professor de geografia da Queens University Belfast, esculachou os meios de comunicação por descreverem o último lugar de descanso das crianças como uma fossa de cimento (ou vala comum). Ele afirmou:

“Como foi descrita, é muito mais provável que a estrutura seja um jazigo em forma de fosso, um método comum de sepultamento usado no passado recente e ainda hoje utilizado em muitas partes da Europa. (…) Esses túmulos ainda são usados extensivamente em países do Mediterrâneo. (…)

“Muitas maternidades na Irlanda possuíam uma sepultura comunitária para crianças natimortas ou para aquelas que morriam logo após o nascimento. Estas ficavam, por vezes, em um cemitério nas proximidades, mas mais frequentemente em uma área especial dentro do território do hospital.” (Fonte: Site da Forbes)

A taxa de mortalidade das crianças do orfanato, realmente, era muito alta; isso, porém, se deve em grande parte ao fato de que a época em que o convento funcionou (de 1920 a 1960) foi um período de pobreza generalizada na Irlanda. O convento, que dependia do dinheiro público, acabou ficando em último lugar na lista de prioridade do governo local. Vejam o que afirma o historiador americano Tim Stanley:

bebes_esqueletos_irlanda

“…era uma instituição que dependia do dinheiro publico. Em 1951, as irmãs imploraram ao Conselho por mais recursos. Em 1949, se encontraram com o senador Martin Quinn e falaram de como as crianças estavam sofrendo pela falta de recursos. Ele respondeu: ‘eu não gosto desse tipo de declaração que atrai tanta visibilidade’. E, vergonhosamente, os moradores da região reclamaram pelo fato do abrigo ser custeado com o dinheiro dos contribuintes.” (Fonte:
The Telegraph)

Além da penúria do orfanato, outro ponto que contribuiu para a alta taxa de mortalidade das crianças era a superlotação, já que o convento católico era uma das poucas instituições – ou talvez a única – que acolhiam crianças órfãs e indesejadas. Era comum que as crianças compartilhassem o mesmo berço e, quando uma pegava um vírus ou infecção, quase todas as demais acabavam sendo contagiadas. Assim, muitas morreram devido à tuberculose, gripe, sarampo e meningite, entre outras doenças.

Até o momento, a Revista Forbes e um blog do historiador Tim Stanley (colunista do jornal The Telegraph) foram alguns dos poucos órgãos de imprensa que se interessaram em repercutir a reclamação da historiadora irlandesa sobre a distorção de suas palavras. A mídia global prefere ignorá-la.

Não, aquele orfanato não deveria ser nenhum paraíso; mas talvez fosse o melhor que um punhado de freiras sem recursos pudesse oferecer. Em honra à memória das religiosas de Bon Secours, a ordem responsável pelo pobre orfanato, espalhe essa verdade! Descansem em paz, irmãs.
O Catequista

Para que a mentira caia por terra,peço encarecidamente, divulguem essa matéria.
Que Deus abençoe a todos!
 
Fonte Eletrônica;


Quadradinho gospel

terça-feira, 17 de junho de 2014

O que diz a bíblia sobre Imagens de Esculturas?

 
Os protestantes fizeram os dois primeiros quadrinhos, para querer chamar a Santa Igreja de Pagã, mal sabem eles que a bíblia aprova boa parte do que eles postaram! Precisam ler mais a bíblia.
1. Prostrar-se não é o mesmo que adorar!
O Fato de se ajoelhar não significa necessariamente adoração. Pode ser um ato de respeito. Várias vezes na sagrada escritura pessoas se prostram diante de outros, ou até diante de imagens (Josué 7,6 - Diante da arca da aliança), e não adoraram. Eis alguns exemplos nas sagradas escrituras:
Josué se prostra perante a arca da Aliança (que tinha a imagem de escultura de dois querubins encima):
"Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do SENHOR até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças". (Josué 7,6)
Hebreus se prostraram ao Senhor e ao Rei:
"Então disse Davi a toda a congregação: Agora louvai ao SENHOR vosso Deus. Então toda a congregação louvou ao SENHOR Deus de seus pais, e inclinaram-se, e prostraram-se perante o SENHOR, e o rei". (1Cr 29:20)
Objeções:
São João se prostrou ao anjo e foi repreendido:
E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. (Apo 22,8)
São João se prostrou para adorar o anjo e por isso foi repreendido pelo próprio anjo:
E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. (Apo 22,9)
Nesse caso, a repreensão a São João não foi pelo fato dele se prostrar perante o anjo, mas em fazer isso para ADORAR-LO. Nos casos anteriores prostraram-se também, mas não para adorar o objeto. E então não sofreram repreensão nenhuma. O gesto pouco importa, o que tem importância aqui, é com que sentido se faz, se para adorar, se para respeitar (venerar), ou até mesmo para zombar (foi o que fizeram com Cristo quando colocaram uma coroa de espinhos em sua cabeça, e prostrando-se perante Ele).
Cornélio se prostrou a Pedro e foi repreendido.
E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. (At 10:25-26)
Cornélio se prostra para adorar São Pedro e não simplesmente reverenciá-lo; por isso foi repreendido.
2. Dirigem Orações e Pedidos as Imagens:
Os Católicos nunca dirigiram orações a uma imagem. E sim a quem ela representa. Se nos prostramos perante uma imagem da Virgem Santíssima, Mãe de Jesus, e pedindo algo a ela, não estamos pedindo para a imagem em si (feita de gesso), mas para a Mãe de Deus que está NO CÉU. Aqui a imagem serve de forma representativa, como uma foto de um ente querido que faleceu e que temos saudades, olhamos, beijamos, e nos lembramos dele. Sem coloca-lo no lugar exclusivo de Deus, que deve estar acima de todas as coisas e o Único que deve ser realmente adorado. Portanto esta objeção protestante é FALSA.
3. Constroem templos com estas imagens:
Existem diversas passagens bíblicas que aprovam o uso de Imagens. O templo de Deus construído ricamente pelo rei Salomão estava cheio de imagens de escultura e Deus se manifestou nesse templo e o encheu de sua Glória. (Ezequiel 41, 17-20; 43, 4-6) E que havia imagens gigantes de leões, querubins, e até bois.
O próprio Deus mandou fabricar uma série de imagens e prometeu até falar no meio delas. (Êxodo 25,22). O Fato de construirmos uma imagem, não configura Idolatria. Visto que Deus não é contraditório e mandou fazê-las. A Idolatria é adorar o objeto e achar que aquilo é um deus, e colocar no lugar do Criador. Fato este que não ocorre com a Igreja Católica, nenhum católico verdadeiro pensa que uma imagem de Maria é um deus, tampouco que ela é deusa, nem mesmo que uma imagem de São José é o Deus Criador. Por favor protestantes, bom senso é bom de vez em quando.
Se não concordam de construirmos templos com estas imagens, por que vocês também não condenam o templo do Rei Salomão, onde foi feito exatamente o mesmo? Lá não existiam imagens de Cristo, nem de Maria Santíssima, simplesmente por que Cristo não havia ainda encarnado, Deus não tinha se feito homem.
4. Beijam estas imagens.
Beijar uma imagem não significa adoração, e sim respeito e veneração por quem ela representa. Não tem nenhum problema em amar a Virgem Maria, se sabemos que ela é a Mãe de Deus filho, e Filha de Deus Pai. Acaso vocês nunca beijaram vossas mães terrenas, por medo de adorá-las? Isso não faz sentido algum.
5. Dirigem promessas a estas imagens:
Mais uma vez (acho que vou ter que desenhar), o ato em si não é dirigido a imagem (feita de gesso, estátua etc), e sim a quem ela REPRESENTA.
O Fato de fazermos promessas, É BÍBLICO, leiam mais a bíblia, e não somente o que convém:
O Catecismo da Igreja Católica (CIC) diz que: “Em várias circunstâncias o cristão é convidado a fazer promessas a Deus. Por devoção pessoal o cristão pode também prometer a Deus este ou aquele ato, oração, esmola, peregrinação, etc. A fidelidade às promessas feitas a Deus é uma manifestação do respeito devido à majestade divina e do amor para com o Deus fiel” (CIC § 2101).
O que diz a bíblia?
Jacó faz uma promessa a Deus: “Jacó fez então este voto: “Se Deus for comigo, se ele me guardar durante esta viagem que empreendi, e me der pão para comer e roupa para vestir, e me fizer voltar em paz casa paterna, então o Senhor será o meu Deus. Esta pedra da qual fiz uma estela será uma casa de Deus, e pagarei o dízimo de tudo o que me derdes” (Gn 28,20-22).
Ana, a mãe do profeta Samuel, fez um voto: “E fez um voto, dizendo: Senhor dos exércitos, se vos dignardes olhar para a aflição de vossa serva, e vos lembrardes de mim; se não vos esquecerdes de vossa escrava e lhe derdes um filho varão, eu o consagrarei ao Senhor durante todos os dias de sua vida, e a navalha não passará pela sua cabeça” (1Sm 1,11).
Alguns salmos exprimem os votos ou as promessas dos orantes de Israel (Sl 65, 66, 116; Jn 2,3-9).
“Se oferecerdes ao Senhor alguma oferenda de combustão, holocausto ou sacrifício, em cumprimento de um voto especial ou como oferta espontânea...” (Nm 15,3).
“Se uma mulher fizer um voto ao Senhor ou se impuser uma obrigação na casa de seu pai, durante a sua juventude, os seus votos serão válidos, sejam eles quais forem. Se o pai tiver conhecimento do voto ou da obrigação que se impôs a si mesma será válida. Mas, se o pai os desaprovar, no dia em que deles tiver conhecimento, todos os seus votos... ficarão sem valor algum. O Senhor perdoar-lhe-á, porque seu pai se opôs” (Nm 30,4-6).
No entanto, havia a séria recomendação para que se cumprisse o voto ou a promessa feita. “Mais vale não fazer voto, que prometer e não ser fiel à promessa” (Ecl 5,4). São Paulo quis submeter-se às obrigações do voto do nazireato: “Paulo permaneceu ali (em Corinto) ainda algum tempo. Depois se despediu dos irmãos e navegou para a Síria e com ele Priscila e Áquila. Antes, porém, cortara o cabelo em Cêncris, porque terminara um voto” (At 18,18).
“Disseram os judeus a Paulo: “Temos aqui quatro homens que fizeram um voto... Purificar-te com eles, e encarrega-te das despesas para que possam mandar rapar a cabeça. Assim todos saberão que são falsas as notícias a teu respeito, e que te comportas como observante da Lei” (At 21, 23s).
6. Prestar culto a estas imagens:
É um culto de veneração e respeito: Aprovado (como mostramos acima). E nunca de adoração (se tornaria idolatria e altamente condenado).
7. Fazem procissões com suas imagens:
Sim a bíblia também veja:
"Levantando-se bem cedo, Josué desfez o acampamento e partiu de Setim com todos os filhos de Israel. Chegados ao Jordão, aí se detiveram antes de atravessá-lo. Passados três dias, os oficiais atravessaram pelo meio do acampamento, dando ao povo esta ordem: Quando virdes a arca da aliança do Senhor, vosso Deus, levada pelos sacerdotes, filhos de Levi, deixareis vosso acampamento e vos poreis em marcha, seguindo-a. (...) Guardai-vos de vos aproximar dela. Isso para que possais conhecer o caminho por onde deveis ir, porque nunca passastes por ele. Josué disse ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor operará no meio de vós coisas maravilhosas. Depois falou aos sacerdotes: Tomai a arca da aliança e ide, adiante do povo. Eles tomaram a arca da aliança e caminharam à testa do povo. (...). Eis que a arca da aliança do Senhor de toda a terra vai atravessar diante de vós o Jordão. Tomai doze homens, um de cada tribo de Israel. Logo que os sacerdotes que levam a arca de Javé, o Senhor de toda a terra, tiverem tocado com a planta dos seus pés as águas do Jordão, estas serão cortadas, e as águas que vêm de cima pararão, amontoando-se. O povo dobrou suas tendas e dispôs-se a passar o Jordão, tendo diante de si os sacerdotes que marchavam na frente do povo levando a arca. No momento em que os portadores da arca chegaram ao rio e os sacerdotes mergulharam os seus pés na beira do rio - o Jordão estava transbordante e inundava suas margens durante todo o tempo da ceifa -, as águas que vinham de cima detiveram-se e amontoaram-se em uma grande extensão, até perto de Adom, localidade situada nas proximidades de Sartã; e as águas que desciam para o mar da planície, o mar Salgado, foram completamente separadas. O povo atravessou defronte de Jericó. Os sacerdotes, que levavam a arca da aliança do Senhor, conservaram-se de pé sobre o leito seco do Jordão, enquanto que todo o Israel passava a pé enxuto. E ali permaneceram até que todos passassem para a outra margem." (Josué 3)
Então fiz subir os príncipes de Judá sobre o muro, e ordenei dois grandes coros em procissão, um à mão direita sobre o muro do lado da porta do monturo.(NEEMIAS 12,31)
O que a bíblia condena são procissão com ÍDOLOS, ou seja, objetos de adoração.
CAIAFARSA
 

domingo, 8 de junho de 2014

Quando disserem que a Igreja foi inimiga da ciência, saiba o que responder

            

science-catholic-church_650x366
Alguns dos mais ferozes oponentes da Igreja costumam afirmar que ela tenha sido o grande empecilho ao desenvolvimento da ciência e tecnologia no mundo. Atribuem a ela a razão pela qual a Idade media tenha sido, mesmo que erroneamente, chamada da idade das trevas, etc… Contudo, de modo geral, aqueles que repetem os tais argumentos nunca de fato se aprofundaram no estudo do tema e enganam-se, a si mesmos e aos outros, com a retórica anti-católica formulada principalmente nos idos do auge da “reforma” protestante. Aqui, talvez, seja necessário mencionar que propaganda bem-feita pode levar até uma nação, como aconteceu na Alemanha, a crer que tem uma licença de matar, dominar, invadir, baseada em uma ideia meticulosamente construída para o referido fim… Sendo assim, a historia no mostra que não é porque muitos repetem uma “verdade” que ele necessariamente seja Verdade. Enfim, “Nós não tivemos essas coisas na Idade Média porque estávamos ocupados em inventá-las e descobri-las para que as tenhas hoje.” - e indagar-lhes - “os que pensam como ti, o que oferecerão às futuras gerações?”
Hoje, há professores como Thomas Woods graduado na Universidade de Harvard e é doutor em História pela Universidade de Columbia ou Edward Grant a escrever livros editados pela Universidade de Cambridge; Thomas Goldstein, A.C.Crombie, David Lindberg e muitos outros. Todos eles concordam que mente-se quando se alega que a Igreja foi uma oponente das ciências. Pelo contrário, há aspectos do pensamento católico que foram indispensáveis para o desenvolvimento da ciência. Veja como a Igreja Católica construiu a Civilização Moderna e a livrou da ignorância e do massacre dos Bárbaros:
- A Igreja Católica teve de empreender a tarefa de introduzir a lei do Evangelho e o Sermão da Montanha entre os povos Bárbaros, que tinham o homicídio como a mais honrosa ocupação e a vingança como sinônimo de justiça. (Christopher Dawson);- A Igreja Católica forneceu mais ajuda e apoio financeiro ao estudo da Astronomia, por mais de seis séculos – para a recuperação do saber antigo da Baixa Idade Média ao Iluminismo – do que qualquer outra e, provavelmente, todas as outras instituições. (J.L.Heilbron – Universidade da Califórnia, em Berkeley);- A Igreja fundou a primeira universidade do mundo, em Bolonha, na Itália. A criação da instituição dá à Europa o impulse intelectual que desembocaria no Renascimento no século XIV, e na Revolução Científica, entre os séculos VXI e XVII.- Reginald Grégoire (1985), afirma: “os monges deram a toda a Europa… uma rede de fábricas, centros de criação de gado, centros de educação, fervor espiritual, … uma avançada civilização emergiu da onda caótica dos bárbaros”. Ele afirma que: “Sem dúvida alguma S. Bento (o mais importante arquiteto do monarquismo ocidental) foi o Pai da Europa. Os Beneditinos e seus filhos, foram os Pais da civilização Européia”; - O nosso padrão de contar o tempo foi criado por um monge católico chamado Dionísio, por volta do início do século 4;- Foram os católicos escolásticos que criaram a Ciência Econômica Moderna. Foram eles que criaram a economia, e não os secularista do Iluminismo;- São Mesrob, sacerdote católico, foi o criador do alfabeto arménio;- Os Jesuítas – da Companhia de Jesus – foram tão exímios nas ciências que, neste exacto momento, 35 crateras lunares têm o nome de cientistas jesuítas;- São Cirilo e Metódio, no século IX, desenvolveram um alfabeto para o velho idioma eslavo, este se tornou o precursor do alfabeto russo “cirílico”. Em 885, são Metódio traduziu a Bíblia inteira neste idioma;- O católico franciscano Roger Bacon (séc 13), que lecionava na Universidade de Oxford, é considerado o precursor da revolução científica;- O monge matemático Jordanus Nemorarius, além dos conhecimentos que contribuiu à matemática introduzindo os sinais de “mais” e de “menos”, iniciou a investigação dos problemas da mecânica, superando a visão dos problemas do equilíbrio. Foi o fundador da escola medieval de mecânica, foi o primeiro em formular corretamente a “lei do plano inclinado” e pesquisou sobre a conservação do trabalho nas máquinas simples.
- Os Jesuítas estão entre os maiores matemáticos da história;
- O abade Nicolau Copérnico foi o astrônomo e matemático que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente teoria geocêntrica (que considerava, a Terra como o centro), é tida como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia moderna.
- O padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão (1685 -1724), foi um cientista e inventor nascido no Brasil Colônia. Famoso por ter inventado o primeiro aeróstato operacional, era chamado de “o padre voador”, é uma das maiores figuras da história da aeronáutica mundial. Ele também é o inventor de uma “máquina para a drenagem da água alagadora das embarcações de alto mar.”
- Papa Gregório XIII, foi quem nos deu o Calendário Gregoriano, que é o calendário utilizado na maior parte do mundo e em todos os países ocidentais. A China o aprovou em 1912.
- Jean Buridan (1300-1358) foi um filósofo e padre francês, que desenvolveu e popularizou a “teoria do Ímpeto”, que explicava o movimento de projéteis e objetos em queda livre. Essa teoria pavimentou o caminho para a dinâmica de Galileu e para o famoso princípio da Inércia, de Isaac Newton;
- Nicole d’Oresme (c.1323-1382) era teólogo dedicado e Bispo de Lisieux, foi um gênio intelectual e talvez o pensador mais original do século XIV. Foi um dos principais propagadores das ciências modernas. Na “Livre du ciel et du monde” (1377), Oresme se opôs à teoria de uma Terra estacionária como proposto por Aristóteles e, neste trabalho, ele propôs a rotação da Terra, cerca de 200 anos antes de Copérnico. No entanto, ele estragou um pouco este belo pedaço de pensamento, rejeitando suas próprias idéias, no final dos trabalhos e assim, como Clagett escreve, não pode ser considerada como a reivindicação de que a Terra girava antes de Copérnico. Ele escreveu “Questiones Super Libros Aristotelis de Anima lidar”, com a natureza da luz, reflexão da luz e da velocidade da luz, discutidos em detalhes.
- O monge Luca Bartolomeo de Pacioli é considerado o pai da contabilidade moderna. Um dos seus alunos foi Leonardo da Vinci;
- O padre paraibano Francisco João de Azevedo, é reconhecido como inventor e construtor da máquina de escrever. O que temos certeza é que a máquina realmente existiu, funcionava, foi exposta ao público, ganhou medalhas, e, o mais importante, em dezembro de 1861, portanto antes que Samuel W. Soule e seus dois parceiros, em 1868, recebessem a formalização da patente nos Estados Unidos;
- De acordo com o Dicionário de Biografia Científica, santo Alberto Magno, que ensinou na Universidade de París, era habilidosos em todos os ramos da ciência, “foi um dos mais famosos precursores da Ciência Moderna na Alta Idade Média”. Desde 1941 ele é declarado o “patrono de todos que cultivam as ciências naturais”; 
- O padre Nicolas Steno é considerado o pai da Estratigrafia, que estuda as camadas de rochas sedimentares formadas na superfície terrestre. Um geólogo precisa conhecer os princípios de Steno.
- Jean-Antoine Nollet, foi abade e físico francês, se constitui como um grande divulgador da física e da eletricidade em particular. Construiu alguns dos primeiros eletroscópios, a sua própria máquina eletrostática, e também uma versão “seca” da garrafa de Leiden.
- Os jesuítas no século 18 contribuíram para o desenvolvimento do relógio de pêndulo, pantógrafos, barômetros, telescópios e microscópios refletores para campos científicos variados como: magnetismo, ótica e eletricidade. Eles observaram, às vezes antes que de qualquer outro, as faixas coloridas dos anéis na superfície de Júpiter, a Nebulosa de Andômeda e anéis de Saturno. Eles teorizaram sobre a circulação do sangue, independentemente de Harvey, a possibilidade teórica de vôo, o modo como a lua afeta as marés e a natureza ondular da luz, mapas estelares de hemisfério sul, lógica simbólica e medidas de controle de enchentes. Tudo isso foi realização típica dos jesuítas.
- O padre Giabattista Riccioli foi a primeira pessoa a calcular a velocidade com que um corpo em queda livre acelera até o chão,
- O padre Francesco Grimaldi descobriu e nomeou o fenômeno de difração da luz. Ele também participou de uma descrição detalhada de um mapa da superfície da lua. Esse mapa chamado de Selenógrafo, adorna até hoje a entrada do Museu Nacional do Ar e Espaço, em Washington D.C.;
- O padre Roger Boscovich, falecido em 1787, é louvado por cientistas modernos por ter apresentado a primeira descrição coerente de teoria atômica, bem mais de um século antes que a teoria atômica moderna emergisse. Ele foi considerado “o maior gênio que a Iugoslávia produziu”;
- Nos séculos 17 e 18 as catedrais de Bolonha, Florença, París e Roma funcionavam como observatórios solares superiores;
- O padre Athanasius Kircher é considerado o pai da Egiptologia. Foi graças ao trabalho deste padre que encontrou-se a Pedra Rosetta, que decifrou os símbolos egípcios. Ele foi chamado de “Mestre das cem artes”. Seu trabalho em química ajudou a desbancar a alquimia, que era um tipo de falsa ciência, que até Isaac Newton e Boyle levavam a sério. Foi esse padre que jogou água fria nisso.
- Foi um Jesuíta quem escreveu exatamente o primeiro livro sobre Sismologia nos Estados Unidos. Era o padre J.B. Macelawane. Todo ano, a União Geofísica Americana, prêmia com uma medalha com o nome deste padre, um jovem geofísico inspirador.
O padre J.B. Macelawane também foi o primeiro presidente da União Geofísica Americana. Por isso o estudo dos terremotos é conhecido como “A Ciência Jesuíta”;

- Foi um astrônomo católico chamado Giovanni Cassini quem usou a Catedral de São Petrônio, em Bolonha, para verificar as teorias de movimentos planetários de Johannes Kepler.
- Foram os monges católicos que desenvolveram a “minúscula carolígia”, ou seja as letras minúsculas, o espaçamento entre palavras e a acentuação, já que o mundo só escrevia em letras maiúsculas, sem espaçamentos e sem acentuação.
- O ensino superior na Idade Média era ministrado por iniciativa da Igreja; a Igreja Católica, a partir das chamadas  Catedrais, Escolas, afinal, na Alta Idade Média a universidade entrou em existência. A universidade, que desenvolveu e amadureceu no auge da Europa católica, era um fenômeno novo na história da Europa. Nada disso tinha existido na Grécia e Roma antigas. A instituição que nós reconhecemos hoje, com suas faculdades, cursos de estudo, exames, e graus, bem como a distinção familiar entre graduação e pós-graduação, vem a nós directamente do mundo medieval. E não é nenhuma surpresa que a Igreja tenha feito muito, quase que exclusivamente sozinha, para promover o sistema universitário nascente, já que, segundo o historiador Lowrie Daly, a Igreja Católica era “a única instituição na Europa que mostrava interesse consistente na preservação e cultivo do conhecimento.”
- O documento mais antigo que contém a palavra “Universitas” (universidade), utilizada para um centro de estudo, é uma carta do Papa Inocêncio III ao “Estúdio Geral de Paris”;
- A universidade de Oxford, na Inglaterra, surgiu de uma escola monacal católica organizada como universidade por estudantes da Sorbone de Paris, também nascida por iniciativa Católica, apoiada pelo Papa Inocêncio IV (1243-1254) em 1254;
- O historiador francês Henri Daniel – Ropes no século 20 disse: “graças as repetidas intervenções do papado, a educação superior foi habilitada a expandir suas fronteiras; a Igreja, na verdade, foi a matriz que produziu a universidade, o ninho de onde esta tomou vôo.”;
- Os papas estabeleceram mais universidades do que qualquer outra pessoa na Europa;

- Até 1440 foram erigidas na Europa 55 Universidades e 12 Institutos de ensino superior, onde se ministravam cursos de Direito, Medicina, Línguas, Artes, Ciências, Filosofia e Teologia. Todos fundados pela Igreja;
- Os monges católicos introduziram safras e indústrias e métodos de produção que não se conheciam antes;
- O monge italiano católico Guido d’Arezzo (992 -1050), criou as 7 notas musicais dó, ré, mi, fá, sol, lá, si utilizando ás sílabas iniciais de uma estrofe de um hino a São João para denominá-las. Ele também apresentou pela primeira vez a Pauta Musical de quatro linhas. O sistema ainda é usado até hoje;
- Os monges católicos foram pioneiros em maquinaria e mecanização. Eles usavam a energia da água para todos os tipos e propósitos;
- O primeiro relógio de que tivemos notícia foi construído pelo futuro papa Silvestre II, em 996;
- No século 11, um monge beneditino inglês, chamado Eilmer de Malmesbury, voou aproximadamente 600 metros por meio de um planador sustentado no ar por cerca de quinze segundos. Ele consta no site da Força Aérea Americana – USAF, como pioneiro do vôo do homem, tendo feito isso 1000 anos antes dos irmãos Wright e de Santos Dumont;
- Em 1688, Dom Perignon, do mosteiro de São Pedro, Hautvillieres-on-the-Marne, descobriu a Champanhe através de experimentação misturando vinhos;
- Disse o estudioso francês Reginald Gregoire: “De fato, seja na extração de sal, chumbo, ferro, alume ou gipsita, ou na metalurgia, extração de mármore, condução de cutelarias e vidrarias, ou forja de placas de metal, também conhecidas como rotábulos, não há nenhuma atividade em que os monges não mostrassem criatividade e um fértil espírito de pesquisa. Utilizando sua força de trabalho, eles instruíram e treinaram à perfeição. O conhecimento técnico monástico se espalharia pela Europa.”;
- O Jesuíta espanhol Baltasar Gracián (1601-1658), com seus livros, impressionou e inspirou filósofos, escritores e pensadores ao longo de mais de trezentos e cinqüenta anos, entre estes estavam: Nietzsche, Schopenhauer, Voltaire e Lacan, que foram leitores entusiasmados dos livros deste jesuíta. O filósofo Arthur Schopenhauer considerava seu livro “El Criticón”, “um dos melhores livros do mundo.”Friedrich Nietzsche declarou sobre a obra de Gracián: “A Europa nunca produziu nada mais refinado em questão de sutileza moral.” “Absolutamente único … um livro para uso constante … um companheiro na vida. Estas máximas são especialmente adequadas àqueles que desejam prosperar no grande mundo”;
- Foram os monges católicos, que na Inglaterra, no século 16, desenvolveram a primeira caldeira para produção de larga escala de ferro fundido;
- O padre Gregor Mendel (1822-1884), é considerado no meio científico como “o pai da genética”.Graças a Mendel, o troca-troca genético de que a gente tanto ouve falar se tornou possível. Os transgênicos (animais e plantas que recebem genes de outras espécies de seres vivos), hoje são uma realidade! O homem hoje é capaz de modificar o gene de uma planta para torná-la mais resistente às pragas, por exemplo. Ou então, fazer experiências trocando genes de animais, para tentar desenvolver novos medicamentos;
- Diz um historiador protestante: “se não fosse pelos monges e monastérios, o dilúvio bárbaro poderia ter varrido completamente os traços da civilização romana. O monge foi o pioneiro da civilização e da cristandade na Inglaterra, Alemanha, Polônia, Boêmia, Suécia, Dinamarca. Com o incessante estrondo das armas a sua volta, foi o monge em seu claustro mesmo nas remotas fortalezas, por exemplo, no Monte Athos, quem, perseverando e transcrevendo manuscritos antigos, tanto cristãos como pagãos, assim como registrando suas observações de eventos contemporâneos, foi repassando a tocha do conhecimento intactas às futuras gerações e amealhando estoques de erudição para as pesquisas de uma área mais esclarecida. Os primeiros músicos, pintores, fazendeiros, estadistas da Europa após a queda da Roma imperial sob o ataque violento dos bárbaros, eram monges”. (A Protestant Historian)
- Albert Einstein declarou: “Só a Igreja se pronunciou claramente contra a campanha hitlerista que suprimia a liberdade. Até então a Igreja nunca tinha chamado minha atenção; hoje, porém, expresso minha admiração e meu profundo apreço por esta Igreja que, sozinha, teve o valor de lutar pelas liberdades morais e espirituais”. (Albert Einstein, The Tablet de Londres);
- Padre Francisco de Vitória, que foi professor na Universidade de Salamanca, foi quem nos deu o exato primeiro Tratado de Direito Internacional da história;
- A Pontífice Academia de Ciências do Vaticano, atualmente, conta com 61 acadêmicos, dos quais 29 são vencedores do Prêmio Nobel. Trata-se de uma relação de notáveis cientistas premiados por suas pesquisas no campo da medicina, química, física, etc., entre os quais figuram Marshaw Nerimberg, o descobridor do Código Genético de todos os seres, e nada mais nada menos que, Francis Collins, o mapeador do DNA humano e diretor do Projeto Genoma;
- A invenção dos mais modernos e imprescindíveis meios de comunicação, deve-se a um membro da Igreja, o brasileiro padre Landell, inventor pioneiro do rádio, do telefone sem fio, do telégrafo sem fio, da televisão e do teletipo usado pela imprensa. Nas patentes são agregados vários avanços técnicos como a transmissão por meio de ondas contínuas, através da luz, princípio da fibra óptica e por ondas curtas; e a válvula de três eletrodos, peça fundamental no desenvolvimento da radiodifusão e para o envio de mensagens. Ainda em 1904 o padre Landell inicia os testes precursores de transmissão da imagem. Em outras palavras, testava aquilo que viria a ser a televisão. Ele também testou a transmissão de textos, sendo precursor do teletipo, tão utilizado nos telejornais para envio de notícias pelas agências internacionais. Ambas as experiências eram feitas à distância, por ondas que, segundo um jornal paulista, eram denominadas de Ondas Landeleanas. Confira em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Landell_de_Moura
- O cosmólogo padre Michael Heller, é o ganhador do mais polpudo prêmio acadêmico já pago pela ciência moderna. Ele provou matematicamente a existência de Deus;
- Um dos princípios mais importantes que a Igreja legou ao desenvolvimento das ciências vem de um verso bíblico! Um verso bíblico que foi um dos mais citados durante toda a Idade Média. Esse verso é: Sabedoria 11, 21, esse verso diz: que “ Deus dispôs tudo com medida, quantidade e peso”. Daí a ciência ter conseguido tanto êxito por crer que vivemos num universo ordenado. É tudo matemático e ordenado de acordo com padrões. Por isso Santo Agostinho (354-430), já afirmava: “Deus é um grande Geômetra.”
Detalhe: o protestantismo, fundado em 1517 retirou o Livro da Sabedoria de suas bíblias. O desprezo protestante a Copérnico e à ciência, ficou documentado nas palavras de Lutero, que dizia: “O abade Copérnico surgiu, pretendendo que a terra girasse em torno do Sol … lê-se na Bíblia que Josué deteve o Sol; não foi a Terra que ele deteve. Copérnico é um tolo.” (Funck-Brentano, Martim Lutero, Casa Editora Vecchi, 1956, 2a. ed. Pág. 145).

Lutero não sabia que o que Josué narrava foi o que lhe pereceu a seus olhos, naquele grande milagre de Deus.
Sobre a ciência, chamada de “razão” naquele tempo, dizia Lutero: “A razão é a prostituta, sustentáculo do diabo, uma prostituta perversa, má, roída de sarna e de lepra, feia de rosto, joguemos-lhe imundícies na face para torná-la mais feia ainda.” (Funck-Brentano, Martim Lutero, Casa Editora Vecchi, 1956, 2a. ed. Pág. 217).
Eis o grande legado da Igreja Católica à Civilização Moderna, e em contraste, a verdadeira aversão grotesca à ciência, externada pelo pai do protestantismo.
Aos que erroneamente chamam a idade média de “idade das trevas”, as palavras de Jesus lhes cai bem:
“O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo o teu corpo será iluminado. Se teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará nas trevas. Se a luz que está em ti são trevas, quão espessas deverão ser as trevas!” (Mt 6,22-23)
______________________
Referências Bibliográficas:
- Woods, Thomas Jr, “How the Catholic Church Built Western Civilization”; Regury Publishing Inc., Washington, DC, 2005.Wright, Jonathan, “The Jesuits: Missions, “Myths and Histories”, London: Harper Collins, 2004, pp. 18-19.
- White Jr., Lynn, “Eilmer de Malmesbury: um aviador século XI,” Tecnologia e Cultura, II, n. 2 (Spring 1961). 2 (Primavera 1961).  Maxwell Woosnam, Eilmer: Eleventh Century Monk of Malmesbury (Malmesbury, UK: Friends of Malmesbury Abbey, 1986). Maxwell Woosnam, Eilmer: monge do século XI de Malmesbury (Malmesbury, Reino Unido: Amigos da Abadia de Malmesbury, 1986).
- Schumpeter, Joseph, “ A History of Economic Analysis”, N. Y., Oxford University Press, 1954, p. 97.
- Gregor Mendel: cienciahoje.uol.com.br
- Guido d’Arezzo: http://reflexaoemmusica.blogspot.com/2009/05/guido-darezzo.html  - São Cirilo e Metódio – Warren H. Carroll, The Building of Christendom (Christendom College Press, 1987) pp. 359, 371, 385.
- COSTA, Ricardo da. A Educação na Idade Média. A busca da Sabedoria como caminho para a Felicidade: Al-Farabi e Ramon Llull. In: Artigo publicado em Dimensões – Revista de História da UFES 15. Dossiê História, Educação e Cidadania. Vitória: Ufes, Centro de Ciências Humanas e Naturais, EDUFES, 2003, p. 99-115 (ISSN 1517-2120).
- Nollet – Enciclopédia Católica
http://www.frombork.art.pl/Ang01.htm http://www.calendario.cnt.br/MAQUINAESCREVER.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Luca_Pacioli  - Hughes, Barnabas B. (editor). 1981. Jordanus de Nemore. De Numeris Datis. Berkeley, CA: University of Califórnia Press.
- Nicole Oresme, School of Mathematics and Statistics University of St Andrews, Scotland.
- Edição especial do [[Correio da Manhã]] – “Os Papas – De São Pedro a João Paulo II” – Fascículo X, “Gregório XIII, o Papa que acertou o calendário”, página 219, ano 2005.
- ARRUDÃO, Matias. Bartolomeu Lourenço de Gusmão. São Paulo: Fundação Santos Dumont, 1959.
 
Fonte Eletrônica;
 

domingo, 1 de junho de 2014

Pastor se converte à Igreja Católica depois de 20 anos no protestantismo

        
Pastor Adenilton Turquete se converte à Igreja Católica após 20 anos em igrejas evangélicas
COMPARTILHANDO A GRAÇA | Hoje faz exatamente 20 anos do meu batismo na Igreja Assembleia de Deus. Foi em 27 de Março de 1994, domingo, na igreja sede da Assembleia de Deus no Brás (Ministério em Madureira, hoje mais conhecida como AD Brás).
Foi um momento marcante em minha vida, eu estava vivendo uma linda experiência de conversão e aquele ato batismal era o cumprimento de uma decisão tomada poucos meses antes, quando aceitei a Jesus como meu Salvador. Sempre fui apaixonado pelo Evangelho desde criança, quando ganhei minha primeira Bíblia aos sete anos, poderia até ver isso como uma vocação sacerdotal.
Passados estes vinte anos eu vivo novamente a experiência da conversão, mas desta vez minha fé me trouxe de volta à Igreja Católica Apostólica Romana. 
No período em que estiva na Assembleia de Deus participei de grupos de mocidade, fui professor de Escola Bíblica Dominical e um cursei Teologia(Básico) pela EETAD, curso que deixei pela metade para viver o meu sonho de trabalhar em uma emissora de rádio.
Por um período de sete anos eu apresentei um programa chamado “Jovens Para Cristo” que era patrocinado pelos membros da igreja. Neste período eu trabalhei como funcionário desta emissora até o seu fechamento pela Anatel em 2002. Após o fechamento da emissora de rádio, passei por um período de depressão e me afastei da igreja.
Meses depois eu, por conta própria, decidi procurar uma igreja diferente para frequentar, um misto de vergonha e orgulho me impediu de retornar à minha antiga congregação. Deste tempo, até aqui, fui membro de três igrejas diferentes, passei por altos e baixos na minha fé. Apesar de sucessivas decepções, aconteceu a maior dádiva da minha vida, conheci a moça que hoje é minha esposa e mãe de meu filho. Deus me abençoou com uma família maravilhosa.
Nestes últimos anos desenvolvi diversas atividades ministeriais, especialmente voltadas para a evangelização de jovens, também ministrei cursos para formação de lideres e obreiros. Até que cheguei ao pastorado, fui pastor auxiliar pelo período de um ano e pastor titular por outro período de um ano em uma congregação que inaugurei junto ao ministério do qual fazia parte.
Pouco depois do nascimento de nosso filho, por motivos alheios à minha vontade, renunciei à direção da igreja que pastoreava e meses depois entendi que deveria abrir mão do ministério pastoral. Era dia 12 de Outubro de 2012 eu preguei o meu último sermão na igreja sede da igrea que congregava e sabia que não retornaria mais a um púlpito na condição de pastor.
Tudo que eu sempre almejei e alcancei, deixei pra trás, somente restou em meu coração a ardente paixão pelo Evangelho e minha vida consagrada a Cristo. Ao longo desta experiência muita dor, angústia e lágrimas derramadas.
Talvez, nesse ponto, você esteja se perguntando o motivo de atitudes tão drásticas, tão radicais. Tais motivos, claro existem, mas decidi não falar sobre tais assuntos no momento.

Reencontro com o catolicismo
Fui criado católico, fui batizado, fiz a primeira comunhão, mas aos 18 anos, nenhum destes fundamentos fazia o menor sentido pra mim.. Na adolescência fiz parte de movimentos ligados à “Teologia da libertação” e com o passar do tempo fui me afastando da igreja. Aos 18 anos aceitei ao convite de um amigo e fui com sua família a um culto da Assembleia de Deus, fiquei maravilhado com aquela atmosfera. Nunca havia sentido uma sensação tão boa,eu me senti tocado por Deus e aceitei seguir aquele caminho.
De modo algum eu quero invalidar este processo de conversão. Foi uma experiência real, verdadeira e produziu frutos em minha vida.
Porém, não é segredo para ninguém que a expansão do Protestantismo no Brasil, especialmente o ramo pentecostal, se deu por conta de uma visão anti católica que, baseada em texto bíblicos, proclamava a verdadeira salvação por meio apenas de igrejas pertencentes a este seguimento. Igreja Católica era sinônimo de idolatria e o Papa, o próprio Anti-cristo.
Passei a ver o catolicismo como uma religião idólatra e anti bíblica. Por anos tive esta visão e convicção.
No auge da rede social Orkut, entrei em uma comunidade de debates entre católicos e evangélicos. A comunidade “Debate Católicos e Evangélicos” carinhosamente chamada de “DC&E” congregava um número interessante de pessoas tanto católicos quanto evangélicos, ali tínhamos debates teológicos de grandeza magistral, mas também exemplos extremistas de fundamentalismo religioso, de ambas as partes.
Logo em minha primeira participação na comunidade entrei em um tópico que debatia algo sobre as Escrituras, fui logo confrontando e declarando de que adiantava debater sobre a Bíblia e não acreditar, nem fazer o que ela mandava.
Naquele dia eu levei a maior surra de interpretação bíblica, apanhei até cansar de um católico chamado Paulo, mais conhecido como Confrade. Eu não tinha argumentos, mesmo sendo um leitor ativo da Bíblia, me considerando apto a debater as Escrituras, eu fui calado pela sabedoria e conhecimento daquele rapaz. Derrotado, pedi perdão pelo equívoco…
Passei e estudar com mais afinco o catolicismo, seus costumes, o Magistério, a Tradição, os dogmas, especialmente os ligados à Maria, mãe do Mestre.
O efeito disso foi a anulação do sentimento anti catolicismo adquirido e o início de uma fase de fraternidade e aprendizado. Porém, nunca concebi à ideia de me tornar católico novamente. Deste período de debates surgiram amizades, encontros, como o da foto abaixo.
Pastor Adenilton Turquete se converte à Igreja Católica após 20 anos em igrejas evangélicas
Esta imagem é um registro histórico de um dos orkontros realizados pelos membros da comunidade. Este foi o primeiro em São Paulo, havendo outros no Rio de Janeiro e algumas outras cidades do Brasil.
A comunidade foi fundamental para renovar a minha mente. Passei a enxergar a Igreja Católica com a Igreja de Cristo, todo protestante deve entender que sem ela, o Evangelho não nos alcançaria.
No entanto foram necessários alguns anos para que eu entendesse que deveria regressar à Igreja mãe. Foram necessárias várias decepções, muitas frustrações, para poder abrir o meu coração e conceber que meu lugar é na Igreja Católica.
Após renunciar ao pastorado e à direção de uma igreja, eu me desigrejei. Não queria mais saber de templos e religião institucionalizada.
Decidi romper com a religião. Eu tinha a minha fé, acreditava em Deus e viveria para fazer o bem e por minha família. Não queria mais vínculo com denominação alguma, minha religião era Cristo, e pronto.
Iniciei o projeto deste blog, compartilhando textos com amigos do Facebook. Comecei a escrever sobre a fé cristã, postar reportagens e notícias sobre os cristianismo, inclusive algumas polêmicas e escândalos.
Até que um belo dia escrevi o texto Castel Gandolfo: Onde o Papa passa as férias. Isso foi no dia 11 de Janeiro de 2013, no início da noite.
Foi uma noite mal dormida, pois sonhei com o Papa Bento XVI e a ideia de ser novamente um católico. Cheguei a comentar com minha esposa: “… e se eu voltasse para Igreja Católica?
A ideia se transformou em desejo, e o desejo, decisão. Eu comecei a compartilhar isso com meu amigo Marcio Araújo, mais um remanescente da “DC&E“, e desde então ele tem me ajudado. Márcio é dono da página Beleza da Igreja Católica e tem sido um grande incentivador da minha jornada. Pouco tempo depois criei a página Francisco, o Papa da humildade, fiquei maravilhado com a mensagem cristocêntrica do Papa, só faltava conferir se a Igreja correspondia a tamanho entusiasmo.
Comecei a participar da Missa, mas mantive a discrição. No início ia para observar, mas, com o passar do tempo, eu já estava envolvido de corpo e alma. Um determinado dia marquei uma reunião com o padre Douglas, pároco da nossa região. O recebi em minha casa para um café da manhã e conversamos bastante.
Foi muito especial, contei a ele minha história e tenho recebido o seu apoio e instrução, iniciei o curso de Crisma a pouco dias em uma classe de Catequese voltada para os adultos. Estou vivendo intensamente este processo de conversão, aprendendo a viver esta fé milenar em sua plenitude.
Se alguém tiver alguma pergunta a me fazer ou comentário específico, por favor envie email paraatusturquete@hotmail.com ou me adicione no Facebook: https://www.facebook.com/atusturquete
 
Fonte Eletrônica;
 

As sete colinas de Roma – a Santa Igreja a Prostituta da Babilônia?

A julgar pelos critérios do fundamentalismo bíblico (palavras literais entendidas literalmente) é certo que não há nenhuma menção à Igreja Católica no livro de Apocalipse como a Prostituta da Babilônia. Por contorções de interpretação (e não  de literalismo bíblico) alguns grupos e indivíduos equiparam a Prostituta em Apocalipse 17:9 com a Igreja Católica, uma vez que Roma é a famosa cidade das sete colinas bem como a Sé principal da Igreja é Roma. Parece haver duas opções, interpretar Apocalipse 17:9 absoluta e literalmente ou de acordo com algumas chaves interpretativas, que são metaforas alegóricas, ou ainda de alguma outra forma não-literal.
“As sete cabeças representam as sete colinas sobre as quais a mulher senta-se.” Em primeiro lugar, nenhum Papa que já viveu teve o seu “assento” (cathedra ou catedral) em qualquer uma das sete colinas de Roma. Essas colinas são pequenas colinas (Capitolinos, Palatino , Esquilino, Aventino e três menores “solavancos” no centro de Roma ), onde a religião e o governo da Roma pagã foram situados. A sede da Igreja Católica no Latrão (a catedral) e no Vaticano (onde vive o papa) não coincidem com elas (as Colinas). Na época  em que João escreveu o Apocalipse os cristãos de Roma viviam principalmente em Trastevere, um distrito “trans -Tibre” da cidade e ao lado da colina do Vaticano, onde São Pedro foi crucificado e enterrado. Então, o que foi que São João escreveu Apocalipse qando ele fala, na ilha de Patmos, cerca de 96 dC? Obviamente, fala do sistema imperial pagão situado nas Sete colinas, especialmente o Capitólio (o centro religioso e político) e do Palatino (palácio imperial).  Este poder pagão perseguiu a Igreja de Roma na época de Nero (64-67 dC), e em meados dos anos 90 sob Domiciano, perseguia os cristãos em todo o mundo romano. Domiciano foi considerado a re-encarnação do mal, mas bem quisto, Nero (a cabeça que vive novamente). Enquanto Nero perseguia  cristãos somente em Roma, Domiciano extendeu essa perseguição ao longo do império. < p>”>) do perseguidor final, o Anticristo.
Por que o nome enigmático Babilônia? Primeiro, a Babilônia histórica era o poder pagão o qual perseguia o povo de Deus, os judeus, entre 610 e 538 aC, destruindo o templo e dispersando as pessoas. Os romanos herdaram o manto de infâmia quando  destruíram o Templo em 70 dC, e, mais importante, perseguindo o novo Povo de Deus, a Igreja. Como isso se relaciona com o Anticristo? O futuro Anticristo será uma potência mundial,  essencialmente pagã, que  perseguira a Igreja Católica (e cristãos ortodoxos em geral) em todos os lugares , como os babilônios perseguiram os judeus da Igreja de Roma do primeiro século. Estes são os tipos bíblicos! A Babilônia dos dias de Joao, Roma, representa o reino do futuro Anticristo, que e não é mais susceptível de ser situado na Itália, do que se Roma fosse situada na Babilônia (atual Iraque). Joao, portanto, estava informando seus leitores destes (proto)tipos proféticos, chamando a atenção para o cumprimento contemporâneo  que encontraram realização na Roma pagã. Finalmente, depois de distorcer o texto e a história, de ler o que eles querem na Bíblia, obtendo assim a falsa “bênção” de Deus em seu ódio contra a Igreja Católica, alguns “cristãos” ignoram os únicos textos da Escritura que nos falam sobre as inclinações religiosas de Anticristo. A fé católica enquanto religião, era de se pensar que iriam ver o que ela ensina sob o único critério que a Bíblia realmente dá  sobre o Anticristo. Nas cartas de São João (1 Jo 4, 2 João 1), a Escritura diz-nos que o espírito do anticristo nega a encarnação (o Filho de Deus tornando-se homem) e, assim, também a Trindade (Pai e do Espírito , também). Este é o espírito do Anticristo. Contudo, não há um único texto em 2000 anos, incluindo o novo Catecismo da Igreja Católica, onde a Igreja Católica, seus sacerdotes, seus bispos, seus ensinamentos oficiais, os seus santos, ou seus reconhecidos autores eclesiásticos, nega  o verbo  encarnado ou a Santíssima Trindade. Em vez disso, todo o cristianismo deve a preservação dessas verdades à Igreja Católica, cujo grandes Conselhos as formulou, os santos e papas os têm até hoje defendido, muitas vezes à custa do martírio. O papa  João Paulo II, escreveu três grande encíclicas  sobre a Trindade, uma para cada Pessoa Divina, e sem dúvida que tem pregado Jesus Cristo a mais pessoas do que qualquer outra pessoa na história humana. A Igreja Católica não tem o espírito do Anticristo, mas de Deus, uma vez que sem o Espírito, ninguém pode dizer ” Jesus é o Senhor” (1 Coríntios. 12:3) , algo que a Igreja e os católicos sempre fizeram e continuam a fazer !
 
Fonte Eletrônica;