top

create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, 27 de novembro de 2011

Pedro realmente esteve em Roma?


Muitas são as tentativas de provar que Pedro nunca esteve em Roma, porém como a verdade é sempre verdade, ela não pode ser mudada, portanto exporemos aqui as provas da estadia de Pedro em Roma refutando muitas objeções caluniadoras!
1ª Prova, bíblica.
1 Pedro 5, 13. A igreja escolhida de Babilônia saúda-vos, assim como também Marcos, meu filho.
Está é a principal prova de que Pedro esteve em Roma, visto que Roma era tira como a babilônia na época pela semelhança que tinha com a babilônia (Ap 17,5; 18, 10). Assim, na mente de Pedro, a Roma dos seus dias lembrava a antiga Babilônia em riqueza, luxúria e licenciosidade
Objeção:
Alguns dizem que está babilônia era Babilônia do Egito ou ainda mais fortemente a Babilônia do Eufrates é considerada por muitos como o lugar aí designado, pois muitos Judeus, ainda moravam em Babilônia.
Refutação:
A babilônia do Egito, sendo provavelmente um posto militar do Império Romano, no local onde hoje é a cidade do Cairo, não existe nenhum registro das missões e da tradição que havia uma comunidade de cristãos ali naquela época muito menos que Pedro tenha estado ali, não encontramos nenhum indicio de cristianismo lá.
Já a babilônia do Eufrates não existe notícia nem tradição de qualquer apóstolo ter estado na Mesopotâmia, salvo Tomé.
Ou seja, em nenhuma das outras babilônias literais há qualquer noticia de comunidade cristã por perto, somente Roma se encaixa na descrição de Pedro.
2ª Prova bíblica.
Colossenses 4, 10. Saúda-vos Aristarco, meu companheiro de prisão, e Marcos, primo de Barnabé, a respeito do qual já recebestes instruções.
Assim como Pedro diz que Marcos está com ele em Babilônia (ROMA), Paulo também quando escreve sua carta aos Colossenses diz que Marcos está com ele em Roma.
Paulo manda Timóteo levar Marcos a Roma Em II Timóteo:
II Timóteo 4,11b. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é bem útil para o ministério.
Timóteo estava em Éfeso e só poderia Marcos estar lá ou em uma cidade por perto no caminho para Roma, e não em Babilônia do Eufrates.
Se formos ver as datas das cartas veremos que II Timóteo foi escrita antes de 1 Pedro, portanto as datas se encaixam, Marcos foi para Roma com Timóteo por volta do ano 65 quando Paulo escreveu a 2ª carta a ele , e antes do ano 67 Pedro escreveu sua carta as comunidades da Ásia menor com Marcos. E alguns Anos depois Paulo escreveu sua Cartas aos Colossenses e Marcos estava com ele em Roma. Será que Marcos iria de Éfeso a Roma, Depois ir pra Babilônia do Eufrates mais de 3000 km de distancia escrever a carta com Pedro e voltar pra Roma? É meio que absurdo para a época, sem meios de transportes e nem estradas e etc. veja o mapa:
Ele estaria viajando mais de 6000 km em um curto período de tempo o que é ilógico, como já disse, para a época.
3ª Prova bíblica
I Pedro 5, 12. Por meio de Silvano, que estimo como a um irmão fiel, vos escrevi essas poucas palavras. Minha intenção é de admoestar-vos e assegurar-vos que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes.
Todos Sabem que Silvano Andava junto a Timóteo, e na região de Éfeso próximo a Europa, o que era que Silvano iria fazer na Babilônia? Marcos e Silvano iriam para a babilônia do Eufrates somente para escrever a carta com Pedro e Depois voltarem para Roma? É geograficamente e fisicamente impossível eles estarem em 2 lugares ao menos tempo.
Relatos históricos ¹ (prestem atenção nas datas):
Como a verdade é única e imutável, assim como ninguém pode apagar a história, afim de desmentir aqueles que negam a vida do Santo Apóstolo Pedro em Roma, seu episcopado e martírio nesta cidade, vale a pena sempre recordar a memória cristã afim de combater o erro.
Pedro pregou em Roma
“Lancemos os olhos sobre os excelentes apóstolos: Pedro foi para a glória que lhe era devida; e foi em razão da inveja e da discórdia que Paulo mostrou o preço da paciência: depois de ter ensinado a justiça ao mundo inteiro e ter atingido os confins do Ocidente, deu testemunho perante aqueles que governavam e, desta forma, deixou o mundo e foi para o lugar santo. A esses homens [...] juntou-se grande multidão de eleitos que, em conseqüência da inveja, padeceram muitos ultrajes e torturas, deixando entre nós magnífico exemplo.” (São Clemente Bispo de Roma, ano 96, Carta aos Coríntios, 5,3-7; 6,1).
Clemente o 3º Bispo de Roma após Pedro, dá testemunho do belíssimo exemplo que o Apóstolo deixou entre os cidadãos Romanos.
“Não é como Pedro e Paulo que eu vos dou ordens; eles foram apóstolos, eu não sou senão um condenado” (Santo Inácio Bispo de Antioquia – Carta aos Romanos 4,3 – 107 d.C).
Se Pedro não esteve em Roma, qual é o sentido destas palavras de Inácio de Antioquia?
“Assim, Mateus publicou entre os hebreus, na língua deles, o escrito dos Evangelhos, quando Pedro e Paulo evangelizavam em Roma e aí fundavam a Igreja.” (Santo Ireneu Bispo de Lião – Contra as Heresias,III,1,1 – 180 d.C).
“Logo depois, o supracitado mágico [Simão], com os olhos do espírito impressionados por uma luz divina e extraordinária, após ter sido convencido de suas insídias [cf. At 8,18-23] pelo apóstolo Pedro, na Judéia, empreendeu uma longa viagem além-mar. Fugiu do Oriente para o Ocidente, julgando que, somente ali, poderia viver de acordo com suas convicções. Veio para Roma, onde foi bastante coadjuvado pela potëncia ali bem estabelecida [cf. Ap 17], e em pouco tempo sua iniciativas tiveram êxito, pois foi honrado como um deus pelo povo da região, com a ereção de uma estátua. Mas estas coisas pouco duraram. Imediatamente depois, ainda no começo do império de Cláudio, a Providência universal, boníssima e cheia de amor aos homens, conduziu mão a Roma, qual adversário deste destruidor da vida, o valoroso e grande apóstolo Pedro, o primeiro dentre todos pela virtude. Autêntico general de Deus, munido de armas divinas [cf. Ef 6,14-17; 1Ts 5,8], trazia do Oriente ao Ocidente a preciosa mercadoria da luz inteligível, e anunciava, como a própria luz [cf. Jo 1,9] e palavra da salvação para as almas, a boa nova do reino dos céus” (Eusébio de Cesaréia – HE,III,14,4-6 – 317 d.C)
“Sob Cláudio [Imperador], Fílon [quande estoriador judeu] em Roma relacionou-se com Pedro, que então pregava aos seus habitantes.” (Eusébio de Cesaréia – HE II,17,1 – 317 d.C)
Pedro foi Bispo de Roma
Eusébio de Cesaréia, narrando sobre a primeira sucessão Apostólica em Roma escreve:
“Depois do martírio de Pedro e Paulo, o primeiro a obter o episcopado na Igreja de Roma foi Lino. Paulo, ao escrever de Roma a Timóteo, cita-o na saudação final da carta [cf. 2Tm 4,21].” (Eusébio Bispo de Cesaréia – HE,III,2 – 317 d.C).
“[...]quanto a Lino, cuja presença junto dele [do Apóstolo Paulo] em Roma foi registrada na 2ª carta a Timóteo [cf. 2Tm 4,21], depois de Pedro foi o primeiro a obter ali o episcopado, conforme mencionamos mais acima.” (Eusébio Bispo de Cesaréia – HE,IV,8 – 317 d.C).
“[...]Alexandre recebeu o episcopado em Roma, sendo o quinto na sucessão de Pedro e Paulo” (Eusébio Bispo de Cesaréia – HE,IV,1 – 317 d.C).
Pedro sofreu o martírio em Roma
“Tendo vindo ambos a Corinto, os dois apóstolos Pedro e Paulo nos formaram na doutrina evangélica. A seguir, indo para a Itália, eles vos transmitiram os mesmos ensinamentos e, por fim, sofreram o martírio simultaneamente” (Dionísio de Corinto, ano 170, extrato de uma de suas cartas aos Romanos conforme fragmento conservado na HE II,25,8).
“Eu, porém, posso mostrar o troféu dos Apóstolos [Pedro e Paulo]. Se, pois, quereis ir ao Vaticano ou à Via Ostiense, encontrarás os troféus dos fundadores desta Igreja” (Discursocontra Probo – Caio presbítero de Roma, + ou – 199 d.C). Eusébio também trata deste escrito em HE II,25,7.
“Pedro, finalmente tendo ido para Roma, lá foi crucificado de cabeça para baixo” (Orígenes, +253, conforme fragmento conservado na HE, III,1)
“Quando Nero viu consolidado seu poder, começou a empreender ações ímpias e muniu-se contra o culto do Deus do universo. [...] Foi também ele, o primeiro de todos os figadais inimigos de Deus, que teve a presunção de matar os apóstolos. Com efeito, conta-se que sob seu reinado Paulo foi decapitado em Roma. E ali igualmente Pedro foi crucificado [cf. Jo 21,18-19; 2Pd 1,14]. Confirmam tal asserção os nomes de Pedro e de Paulo, até hoje atribuídos aos cemitérios da cidade.” (Eusébio Bispo de Cesaréia – HE,II,25,1-5 – 317 d.C).
“Pedro, contudo, parece ter pregado aos judeus da Diáspora, no Ponto, na Galácia, na Bitínia, na Capadócia e na Ásia [cf. 1Pd 1,1), e finalmente foi para Roma, onde foi crucificado de cabeça para baixo, conforme ele mesmo desejara sofrer.” (Eusébio Bispo de Cesaréia – HE III,2 – 317 d.C)
Os críticos atuais não têm dificuldade de admitir a tese católica. Citemos algumas das linhas de Harnack (“Cronologia”): “O martírio de S. Pedro em Roma foi antigamente combatido pelos preconceitos tendenciosos dos protestantes… Mas foi um erro que todo investigador, que não queira ser cego, pode verificar”. “Hoje em dia”, diz o mesmo crítico num discurso (1907) pronunciado na Universidade de Berlim, “sabemos que esta vinda (de S. Pedro a Roma) é um fato incontestável e que o começo da primazia romana remonta ao século II”.
Acusações protestantes infundadas (retiradas de um site do qual não tenho mais o link se alguém tiver, por favor, poste aqui):
“A lenda corrente de que o apóstolo Pedro residira em Roma por um período de 25 anos (de 42 a 67 d.C.), onde teria sido supostamente sepultado, faz parte do rico fabulário inventado pelo sistema católico romano, baseado na tradição!”
“Interessante que tal lenda, surgida lá pelos idos do século terceiro, determinava um período de 42 até 67 d.C., justamente quando o apóstolo desenvolvia seu ministério em inúmeras cidades.”
Estes acusadores de “meia tigela” não mostram de jeito nenhum de onde tiraram que Igreja diz que Pedro esteve em Roma por 25 anos. Os Historiadores eclesiásticos que citam Pedro como bispo de Roma por 25 anos são Eusébio e Jerônimo, porém não é um tempo exato, isso veremos mais a frente. Como já mostrei antes nos testemunho Patristicos desde o ano 96 no 1º século já vemos notícias de pedro em Roma!
Vejamos a explicação para o que Diz Eusébio e Jeronimo dos 25 anos:
A Tradição Cristã conserva, que terminado o Concílio em Jerusalém, Pedro viajou para Roma. Era um antigo ideal que zelosamente guardava no coração, de poder evangelizar o centro do Império Romano. Provavelmente se deslocou para Cesaréia e ainda no ano 49 ou 50, foi para a Itália, quando Cláudio era o Imperador Romano.
Esta conclusão é confirmada pela voz unânime da Tradição. É praticamente certo que Pedro viajou para Roma depois de 49 A.D. Sobre a duração do trabalho evangelizador de Pedro em Roma, há também controvérsias e não podemos seguir integralmente os dados cronológicos de Eusébio e Jerônimo, cujas considerações foram estabelecidas sobre crônicas do terceiro século, as quais não fazem parte da Velha Tradição, mas apenas constituem o resultado de cálculos que tiveram por base uma lista episcopal datada de fins do segundo século. Conforme Eusébio, foi apresentado no terceiro século o “Chronograph 354″, que estabelece um tempo de vinte e cinco anos de pontificado para São Pedro em Roma. Entretanto, consideramos o mencionado tempo excessivamente longo, se lembrarmos que a chegada de Pedro a Roma foi em 49. De acordo com a “Crônica” de Eusébio, o décimo terceiro ou décimo quarto ano do reinado de Nero é considerado como o ano em que ocorreu a morte de Pedro e Paulo (ou seja, ano 67-68). Assim sendo, como Pedro chegou a Roma no ano 49 e morreu no ano 67, a relação apresentada pelo “Chronograph 354” que fixa o seu episcopado em vinte e cinco anos, evidentemente não está correta e assim, o tempo de 25 anos deverá ser reduzido para dezoito anos, (porque 67 – 49 = 18 anos) (cf. Bartolini, Roma, 1868). Na verdade o período de 18 anos é um tempo mais condizente com os fatos conservados pela Tradição Cristã.²
Ano 54 – O imperador Claudio (41-54) expulsou de Roma todos os judeus, porque causavam distúrbios (Atos 18.2). Até o ano 54, pois, Pedro não podia estar em Roma porque era judeu, não tendo ouvintes judeus.
Ora todos sabem que os primeiros cristãos viviam nas catacumbas de Roma onde os soldados romanos não podiam ir, e Pedro era Cristão e não mais judeu. E no entanto isto não quer dizer que ele não estava em Roma, visto que em muitos casos os apóstolos pregavam escondidos para não serem presos.
Ano 55 – Mencionado como “evangelista itinerante” (1Coríntios 9.5). Neste período, evangelizou o Ponto, a Galácia, aCapadócia, a Ásia, a Bitínia e Babilônia (1Pedro 1.1;5.13).
Vamos verificar está citação:
1 Coríntios 9, 5 Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?
Onde nesta passagem está escrito que Pedro era evangelista itinerante? O que eu posso ler ai é que Pedro pode levar consigo a esposa dele, além do mais em todos os lugares que os apóstolos passavam eles evangelizavam, porém isto não diz que eles são itinerantes!
Outro erro feio o acusador cita 1 Pedro dizendo que os acontecimentos dela foram no 55, sendo que 1ª Pedro foi escrita depois do ano 60, entre 64 e 67 para ser mais exato. Portanto mais do que furada está acusação!
Ano 57 – Paulo, na Epístola aos Romanos, saúda, nominalmente, 28 pessoas, mas não fala de Pedro (Romanos 18.1-15).
Ora e o que isto tem haver com uma pessoa está em Roma ou não?
O argumento fundado no silêncio não tem valor algum, a não ser que se prova que o fato passado em silêncio devia ser tratado ou mencionado por Paulo.
Paulo, três dias depois de chegar a Roma, “convocou os judeus mais notáveis”, pregando-lhes a Salvação em CRISTO JESUS. Desconheciam a doutrina que lhes era anunciada (Atos 28.17-29).
Ora o fato de alguns judeus não conhecerem a doutrina cristã não quer dizer que Pedro não estava lá, o fato de alguns africanos não conhecerem Cristo não quer dizer que João Paulo II nunca esteve na África.
E onde estavam os cristãos que Paulo se dirigiu em suas epistola aos romanos que não evangelizaram estes judeus? Então não havia nenhum cristão em Roma, para pregar para aqueles judeus?
Anos 61 a 63 - Paulo esteve preso em Roma por 2 anos, mas nunca Pedro o visitou.
Onde é que diz que Pedro nunca o visitou? Lucas em atos disse somente que Paulo esteve lá por 2 anos e não cita mais nada, é desconhecida as atividades de Paulo em Roma!
Na Segunda Epístola a Timóteo, escrita na prisão, no ano 63, Paulo queixou-se dos discípulos e amigos que se ausentaram: “Só Lucas está comigo” (2Timóteo 4.11). Pedro devia estar em Babilônia,de onde escreveu sua Primeira Epístola (1Pedro 5.13).
Mais uma omissão e deturpação e contradição:
Ele omite que Paulo mandou Timóteo levar Marcos para Roma, é só conferir os versículos seguintes a passagem que ele cita para ver, e já mostrei que Marcos estavam em Roma.
Se contradiz dizendo que em 63 Pedro estava em Babilônia. Ora como ele disse que Pedro era itinerante e disse que em 55 ele escreveu 1ª Pedro, então Pedro esteve ao menos 8 anos na Babilônia do Eufrates, e por que não encontramos nenhum indício na tradição ou mesmo histórico de nenhuma comunidade cristã lá?
Ano 67 – Pedro escreveu suas epístolas. Não há nenhum sinal de sua presença em Roma!
Vejam ai que Grande contradição, afinal Pedro escreveu suas epistolas em 55 como ele citou anteriormente ou em 67?
Ele era itinerante ou permaneceu 12 anos na babilônia do Eufrates? Por que de 55 a 67 são 12 anos quando foi então martirizado. É confuso entender tantas contradições!
Assim, entendemos, que a estada de Pedro em Roma, por 25 anos e a qual o catolicismo romano dá foros de verdade, não passa, isto sim, de uma ” lenda escandalosa e pérfida, não havendo provas de seu martírio em Roma”, conforme nos relata o ex-padre (ex-locutor do Vaticano), Antônio Gonçalves Pires, em seu livro “Pode um católico salvar-se?”
Assim entendemos que as tentativas de deturpar a verdade a qual a “acusogética” protestante dá foros de verdade, não passa, isto sim, de uma lenda escandalosa e pérfida, havendo VÁRIAS provas de seu martírio, episcopado e estadia em Roma conforme nos relata a bíblia, a história, geografia e a tradição!
In Cord Jesu, Semper,
Rafael Rodrigues.
Referencias Bibliográficas:
¹ http://www.veritatis.com.br
² http://apostoladosagradoscoracoes.angelfire.com/chero.html
http://capuchinhos.org
Conego A. Boulenger, Manual de Apologética.

FONTE ELETRÔNICA;

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A cidade que fica entre 7 colinas

Qual cidade fica entre 7 colinas?

Apocalipse 17

9. Aqui se requer uma inteligência penetrante. As sete cabeças são sete montanhas sobre as quais se assenta a mulher.

Bem meus irmãos Católicos, não há nada de difícil na interpretação desse texto, em outros tópicos eu já provei que a mulher prostituta da Babilônia se tratava de Jerusalém e que a Besta (fera) se tratava do Império Romano da dinastia JULIUS a dinastia FLAVIUS, mas o porquê da mulher (Jerusalém) está sentada sobre a Besta?
Também é simples, Jerusalém estava sobre o domínio do Império Romano (Besta) naquele momento.
E por que São João diz que os 7 chifres também são 7 montanhas no qual a mulher está assentada?
Por que geograficamente Jerusalém é a cidade cercada por sente montanhas, São João estava citando o (SALMO 124) onde diz que Jerusalém estava cercada por montanhas.
Salmo 124
2. Como Jerusalém está toda cercada de montanhas, assim o Senhor envolve seu povo, agora e sempre.
A cultura oriental a que pertence São João, Jerusalém era conhecida como "a cidade das sete colinas" (Pirke de-Rabbi Eliezer, Seção 10). Estas colinas são:

(1ª) "Escopus".

(2ª) "Nob".

(3ª) "o Monte da Corrupção" ou "o Monte da Ofensa" ou "o Monte da Destruição" (2Reis 23,13).

(4ª) O original "monte Sião".

(5ª) A colina sudoeste também chamada "Monte Sião".

(6ª) o "Monte Ofel".

(7ª) "A Rocha", onde foi construída a fortaleza "Antonia".
E mais uma vez a mentira acaba.
Autor: Cris Macabeus.
Mateus 24
34. Em verdade vos declaro: não passará esta geração antes que tudo isto aconteça. 

FONTE ELETRÔNICA:

Henoc, Elias e Moises não passaram pela morte? PARTE 1

Bem meus irmãos, esse é um tema polemico e ao mesmo tempo interessante, pois existem informações obscuras e ocultas a respeito desses três personagens, alguns dizem que Henoc e Elias não morreram fisicamente e por isso então de corpo e alma no Reino dos Céus, outros dizem que Moises morreu, porém ressuscitou Gloriosamente e hoje se encontra de corpo Glorioso e Alma no Reino dos Céus, também apareceu outra teoria de que todos os três personagens morreram e Moises e Elias reviverem temporariamente no momento da transfiguração e depois voltaram ao que eles chamam de sono eterno até o Juízo Final (essa teoria muito usada pelos mortalistas da Alma).
Confesso que eu não tenho total entendimento sobre esse assunto, existem fatos ocultos Biblicamente e Historicamente sobre o arrebatamento de Henoc e Elias e sobre a morte de Moises, porém me propus a pesquisar dentro das Escrituras Sagradas e também em outros livros Histórico para assim tentar chegar a uma conclusão; primeiramente eu não posso deixar de relatar a minha crença, pois eu tenho total certeza que “carne e sangue” não entram no Reino dos Céus e de que ninguém Ressuscitou Gloriosamente antes de Jesus Cristo, sendo assim, Henoc e Elias não podem estar no Reino dos Céus com seus corpos físicos e Moises não poderia ter passado por uma Ressurreição Gloriosa antes de Jesus Cristo.
Referencias Bíblicas:
I Corintios 15
50. O que afirmo, irmãos, é que nem a carne nem o sangue podem participar do Reino de Deus; e que a corrupção não participará da incorruptibilidade.
I Corintos 15
22. Assim como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos reviverão.
23. Cada qual, porém, em sua ordem: como primícias, Cristo; em seguida, os que forem de Cristo, na ocasião de sua vinda.
Bem, sabendo que ninguém pode ser levando ao Reino dos Céus com seus corpos físicos e muito menos alguém tenha ressuscitado antes de Jesus Cristo, o que aconteceu com Henoc, Elias e Moises?
Vamos tentar descobrir.
Henoc:
O primeiro relato sobre alguém ter sido arrebatado ou (transladado) acontece no livro de “Gêneses”, Moises relata por escrito segundo a tradição oral que recebeu o arrebatamento de “Henoc”, prestem a atenção no texto:
Gêneses 5
22. Após o nascimento de Matusalém, Henoc andou com Deus durante trezentos anos, e gerou filhos e filhas.
23. A duração total da vida de Henoc foi de trezentos e sessenta e cinco anos.
24. Henoc andou com Deus e desapareceu, porque Deus o levou.
Observem que o texto não diz que Henoc foi para o Reino dos Céus de corpo e alma, o texto diz apenas que ele “desapareceu levado por Deus”; agora eu pergunto:
O fato de ele ter desaparecido dar-nos a certeza que ele foi levado de corpo e alma ao Reino dos céus? Lógico que não, ele poderia muito bem ter sido transportado para um lugar (na terra) onde ele permaneceu escondido e protegido por Deus e nesse local ele morreu naturalmente sem que alguém tivesse conhecimento dos seus últimos dias de vida.
Observem agora o texto de Hebreus:
Hebreus 11
5. Pela fé Henoc foi arrebatado, sem ter conhecido a morte: e não foi achado, porquanto Deus o arrebatou; mas a Escritura diz que, antes de ser arrebatado, ele tinha agradado a Deus (Gn 5,24).
Nesse texto o autor nos traz uma informação a mais, pois no livro de Gêneses não diz que Henoc “não conheceu a morte”, no livro de Gêneses diz apenas que ele “desapareceu”, agora eu pergunto:
De onde o autor de Hebreus retirou tal informação? A resposta é simples, o autor retirou essa informação do mesmo lugar que Judas Tadeu retirou para escrever as profecias de Henoc em sua carta canônica, existia um livro na biblioteca Judaica chamado “Contos de Henoc”, não sei se existe ainda esse livro e se alguém tem o conhecimento do conteúdo dele, porém esse livro foi escrito séculos depois de Henoc através das tradições orais sobre esse personagem, por isso que se chama (CONTOS).
A grande questão é; como alguém pode saber que Henoc não conheceu a morte se no livro de Gêneses diz apenas que ele “desapareceu” e ninguém mais soube nada a respeito dele?
Bem a resposta para essa questão está na carta canônica de Judas Tadeu onde ele cita algumas profecias desse livro chamado contos de Henoc.
Judas 1
14. Também Henoc, que foi o oitavo patriarca depois de Adão, profetizou a respeito deles, dizendo: Eis que veio o Senhor entre milhares de seus santos
15. para julgar a todos e confundir a todos os ímpios por causa das obras de impiedade que praticaram, e por causa de todas as palavras injuriosas que eles, ímpios, têm proferido contra Deus.
16. Estes são murmuradores descontentes, homens que vivem segundo as suas paixões, cuja boca profere palavras soberbas e que admiram os demais por interesse.
Observem os textos em grifos aonde segundo a profecia de Henoc “o senhor viria para julgar as todos os ímpios por causa de suas obras de impiedade”; muitos teólogos chegaram a total conclusão que esse texto corresponde a um período de perseguição que Henoc sofreu por “Andar com Deus” e que nesse período ele estava sendo ameaçado de morte e Deus com sua total misericórdia o retirou daquele lugar o levando para outros lugar (na terra) onde ele viveu em paz “sem ter visto a morte” naquele instante de perseguição, porém nesse local para onde ele foi transportado Henoc viveu até a sua morte natural.
Mas existem também informações sobre Henoc nos livros deuterocanonicos, livros que os protestantes ao adotar o cânon Farisaico de Jamnia retiraram da sua Bíblia a mutilando ao seu bel prazer.
Vamos ver essas informações:
Eclesiástico 44
16. Henoc agradou a Deus e foi transportado ao paraíso, para excitar as nações à penitência.
Agora sim, com esse texto podemos chegar a conclusão de que Henoc foi arrebatado diretamente ao Paraíso de Deus de corpo e alma (contrariando os textos de São Paulo sobre carne e sangue).
Porém aqueles que defendem a teoria de que Henoc foi para o Reino de Deus ou para o Paraíso sem ter passado pela morte não prestaram a atenção em duas particularidades:

  • Primeiro que o Paraíso estava fechado e só foi aberto depois da Ressurreição de Jesus Cristo.
  • Segundo que São Paulo também foi transportado ao Paraíso, porém ele foi transportado em êxtase e não permaneceu no paraíso, foi apenas um momento celestial concedida por Deus ao seu servo.
II Corintos 12
2. Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado até o terceiro céu. Se foi no corpo, não sei. Se fora do corpo, também não sei; Deus o sabe.
3. E sei que esse homem - se no corpo ou se fora do corpo, não sei; Deus o sabe -
4. foi arrebatado ao paraíso e lá ouviu palavras inefáveis, que não é permitido a um homem repetir.
Conclusão:
Henoc por agradar a Deus da mesma forma que São Paulo, recebeu de Deus o direito de ter em êxtase um momento celestial onde ele pode conhecer o Paraíso de Deus que ele habitaria futuramente depois de sua morte natural e da redenção de Jesus Cristo na Cruz; esse momento celestial que Henoc viveu pode ter ocorrido durante a sua transladação daquele lugar perverso onde ele habitava para um lugar de paz onde ele viveu o resto da sua vida.
Agora vamos concluir com dois textos importantes, o primeiro é do Historiador Flavio Josefo e o segundo com as Escrituras Sagradas livros de Sabedoria de Salomão.
Flavio Josefo Livro Guerra dos Judeus Livro 1 Capítulo 3 verso 12.
Nasceu o seu filho Enoque. Enoque viveu trezentos e sessenta e cinco anos e
tinha cento e sessenta e cinco quando nasceu o seu filho Metusalem. Na idade
de trezentos e sessenta e cinco anos, foi tirado do mundo, e ninguém escreveu
sobre a sua morte.
Sabedoria 4
10. Ele agradou a Deus e foi por ele amado, assim (Deus) o transferiu do meio dos pecadores onde vivia.
11. Foi arrebatado para que a malícia lhe não corrompesse o sentimento, nem a astúcia lhe pervertesse a alma:
Com esses dois textos eu consigo chegar a uma conclusão sobre Henoc, Flavio Josefo diz que Henoc foi retirado do mundo (aquele mundo perverso), porém ninguém escreveu sobre a sua morte, sinal de que Henoc ainda continuou vivendo depois desse arrebatamento, mas ele passou o resto de sua vida em um lugar onde não existia ninguém que o conhecesse, sendo assim ele desapareceu de seus conhecidos.
Já no texto do livro Inspirado de Sabedoria, o autor diz que Henoc foi retirado do meio dos pecadores onde ele vivia; com esse texto conseguimos matar a charada sobre o arrebatamento de Henoc, pois o texto é bem claro ao afirmar que Henoc foi apenas levado por Deus daquele lugar onde ele vivia e era perseguido, sendo assim, Deus o levou para um outro lugar onde ele pode viver em paz.
Essa foi a cronologia dos fatos ocorridos com Henoc:
  • Henoc era perseguido pelos pecadores por andar com Deus.
  • Deus retira Henoc daquele lugar onde ele era perseguido e o transporta para outro lugar onde ele pode viver em paz, assim ele não viu a morte que aqueles perversos preparavam para ele.
  • Em meio dessa transladação ou transportação Deus concedeu a Henoc uma visão celestial do Paraíso onde ele iria habitar depois de sua morte natural e após a redenção de Jesus Cristo na Cruz.
  • Por último, ninguém mais ouviu falar em Henoc até sua morte natural.

Henoc, Elias e Moises não passaram pela morte?PARTE2

Elias:
Agora meus irmãos, vamos falar sobre o arrebatamento do Profeta Elias, esse arrebatamento está mais fácil de chegar-se a uma conclusão.
O texto principal sobre os fatos ocorridos está no livro canônico de II Reis.
II Reis 2
11. Continuando o seu caminho, entretidos a conversar, eis que de repente um carro de fogo com cavalos de fogo os separou um do outro, e Elias subiu ao céu num turbilhão.
12. Vendo isso, Eliseu exclamou: Meu pai, meu pai! Carro e cavalaria de Israel! E não o viu mais. Tomando então as suas vestes, rasgou-as em duas partes.
Bem, o texto isoladamente diz que Elias realmente foi levado por uma carruagem de fogo e também desapareceu, porém existe aquela famosa duvida sobre o que teria acontecido com Elias após esse acontecimento! Será que ele foi levado ao Reino de Deus? Será que Elias contrariou o texto de São Paulo onde diz que nem carne e nem sangue entra no Reino de Deus?
Pois bem meus irmãos, vamos partir para outros textos das Escrituras Sagradas e assim chegar a uma conclusão dos fatos ocorridos.
Eclesiástico 48
9. Tu que foste arrebatado num tubilhão de fogo, num carro puxado por cavalos ardentes.
Eclesiástico 48
13. Elias foi então arrebatado em um turbilhão, mas seu espírito permaneceu em Eliseu. Nunca em sua vida teve Eliseu medo de um príncipe; ninguém o dominou pelo poder.
I Macabeus 2
58. Porque ardia em zelo pela lei, Elias foi arrebatado ao céu.
Todos esses textos citam o mesmo que o livro de Reis, nesses textos diz que Elias foi levado por uma carruagem de fogo e arrebatado aos céus, porém o fato dele ter sido arrebatado aos céus não quer dizer que ele foi levado para o Reino dos Céus, ele pode ter sido arrebatado aos céus e levado para outro lugar da terra.
Observem o que acontece com Felipe no livro de Atos:
Atos 8
39. Mal saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe dos olhares do eunuco, que, cheio de alegria, continuou o seu caminho.
40. Filipe, entretanto, foi transportado a Azoto. Passando além, pregava o Evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.
No texto de Atos diz exatamente que Felipe também foi arrebatado, porém ele foi transportado para outro lugar, sendo a única diferença é que Felipe foi transportado para um lugar onde todos tiveram conhecimento desse lugar para onde Felipe foi transportado, já no caso de Elias por motivos das perseguições foi transportado para um lugar onde ninguém teve conhecimento e ali viveu escondido e em paz até a sua morte natural.
A grande prova de que Elias depois do arrebatamento continuou vivo e morando em um lugar desconhecido está no fato dele mesmo enviar uma carta ao Rei Jorão que reinou em Judá depois que Elias foi arrebatado.
II Crônicas 21
12. Foi então que lhe trouxeram da parte do profeta Elias uma mensagem concebida nos seguintes termos: Eis o que diz o Senhor, Deus de Davi, teu pai: Porque não andaste nas pegadas de teu pai Josafá, nem nas de Asa, rei de Judá,
Elias foi arrebatado no reinado de Josafá Pai de Jorão, ou seja, se Elias não estivesse mais no planeta terra depois do seu arrebatamento, jamais Jorão (que reinou depois da morte de Josafá seu pai) poderia ter recebido uma carta da parte de Elias.
Conclusão:
Elias foi arrebatado, porém transportado para um lugar de paz onde ele estaria protegido contra qualquer tipo de perseguição.
Moises:
Já o caso de Moises é um pouco diferente, pois alguns hereges afirmam que ele Ressuscitou Gloriosamente antes de Jesus Cristo, o que contraria todas as Escrituras Sagradas.
Observem que o texto diz que Moises morreu e foi enterrado e não que ele Ressuscitou.
Deuteronômio 34
5. E Moisés, o servo do Senhor, morreu ali na terra de Moab, como o Senhor decidira.
6. E ele o enterrou no vale da terra de Moab, defronte de Bet-Fogor, e ninguém jamais soube o lugar do seu sepulcro
.

7. Moisés tinha cento e vinte anos no momento de sua morte: sua vista não se tinha enfraquecido, e o seu vigor não se tinha abalado.
8. Os israelitas choraram-no durante trinta dias nas planícies de Moab; e, passado esse tempo, acabaram-se os dias de pranto consagrados ao luto por Moisés.
Agora vejam o texto que esses hereges usam para justificar uma suposta Ressurreição Gloriosa de Moises!
Judas 1
9. Ora, quando o arcanjo Miguel discutia com o demônio e lhe disputava o corpo de Moisés, não ousou fulminar contra ele uma sentença de execração, mas disse somente: Que o próprio Senhor te repreenda!
Agora eu pergunto:
De onde os hereges retiraram a idéia que nesse texto diz que Moises Ressuscitou Gloriosamente? Nesse texto diz apenas que o demônio tentou se apodera do corpo físico de Moises após a sua morte e que o Arcanjo Miguel protegeu o corpo físico daquele Servo de Deus.
Porém jamais Moises poderia ter participado de alguma Ressurreição Gloriosa antes da Ressurreição de Jesus Cristo, pois São Paulo afirma que Jesus Cristo foi o primeiro a participar dessa Ressurreição Gloriosa.
I Corintos 15
22. Assim como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos reviverão.
23. Cada qual, porém, em sua ordem: como primícias, Cristo; em seguida, os que forem de Cristo, na ocasião de sua vinda.
Outra tentativa frustrada desses hereges é dizer que Moises já havia Ressuscitado Gloriosamente no momento da Transfiguração porque na carta aos Romanos São Paulo diz que a Morte Reinou de adão até Moises; sendo assim os hereges concluíram que nesse texto São Paulo afirma que Moises Ressuscitou Gloriosamente, mas será que é isso que está escrito?
Romanos 5

14. No entanto, desde Adão até Moisés reinou a morte, mesmo sobre aqueles que não pecaram à imitação da transgressão de Adão (o qual é figura do que havia de vir).
Esse é o texto que os hereges usam para tentar justificar suas heresias, porém esse texto isolado pode dar essa impressão, mas em seu contexto, São Paulo afirma que a morte reinou até Moises por causa da (LEI), ou seja, a morte entrou no mundo e reinou por uma transgressão da Lei Divina cometida por Adão e Eva no paraíso, todos lembram do texto de Gênesis onde a serpente seduz Eva e faz com que ela desobedeça as ordens de Deus em não comer o fruto da Arvore Proibida, assim ela também faz com que Adão transgrida as ordens Divinas, após esse acontecimento a morte entrou e reinou no mundo.
O que São Paulo diz nesse contexto de (Romanos 5) é que Moises transmitiu ao povo novamente as Leis Divinas e a partir daquele momento o que Reinou no mundo foram as Leis Divinas e não mais a morte, ou seja, a morte não foi retirada do mundo e nem vencida por Moises, apenas que a morte havia deixado de reinar sobre a humanidade.
Agora observem o texto completo.
Romanos 5
12. Por isso, como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano, porque todos pecaram...
13. De fato, até a lei o mal estava no mundo. Mas o mal não é imputado quando não há lei.
14. No entanto, desde Adão até Moisés reinou a morte, mesmo sobre aqueles que não pecaram à imitação da transgressão de Adão (o qual é figura do que havia de vir).
Explicação do texto:
  • No verso 12 diz: Que por um homem (Adão) entrou o pecado no mudo e pelo pecado a morte.
  • No verso 13 diz: Que Até a LEI (Moises) o mal estava no mundo e que o mal não é imputado se não há LEI!
  • No verso 14 diz: Que esse mal (morte) reinou até Moises, pois Moises trouxe as Leis Divinas que imputaria o reinado da Morte.
Esse texto está se referindo apenas ao aparecimento da Lei e não a uma suposta Ressurreição Gloriosa de Moises.
A conclusão de tudo isso é que Henoc, Elias e Moises foram homens de Deus, foram perseguidos pelos ímpios e protegidos por Deus, se exilaram por vários motivos e morreram como todos nós morreremos e muitos Santos e Profetas morreram, sendo assim, após a morte natural desses homens de Deus suas almas voltaram para o Deus que a lhe deu.
Eclesiastes 12
7. antes que a poeira retorne à terra para se tornar o que era; e antes que o sopro de vida retorne a Deus que o deu.
E assim eu termino mais uma matéria.

Irmãos carnais de Cristo?

João 7
5 Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.
Meus irmãos Católicos, por milhares de vezes os protestantes usaram esse versiculo isolado para assim sustentar sua perseguição maligna contra Virgem Maria, nesse versiculo diz que nem os irmãos de Jesus Cristo acreditavam nele. Mas será que esses irmãos seriam irmãos carnais e biológicos? Sendo assim seriam filhos de Virgem Maria?
Para quem lê e estuda a Bíblia, sabe muito bem que a palavra irmãos não era usada apenas para irmãos biológicos, também poderia ser usado para parentes próximos como: “Primo, Tio, Sobrinho etc”; Também poderia ser usado para discípulos seja em qual língua for (língua Hebraica, língua Aramaica ou Grego Koine). Uma prova disso é quando São Paulo diz que Jesus apareceu para mais de 500 “irmãos”.
I Corintos 15
6. Depois apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez, dos quais a maior parte ainda vive (e alguns já são mortos);
Logicamente esses 500 irmãos não eram filhos de Maria e sim seguidores e discípulos, da mesma forma Jesus pede para Maria Madalena ira avisar seus irmãos sobre sua ressurreição.
João 20
17 Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.

Só que Maria Madalena, vai atrás dos DISCÍPULOS dele!

João 20
18 Maria Madalena foi e anunciou aos (((discípulos))) que vira o Senhor, e que ele lhe dissera isto.

Será que Maria Madalena se enganou? De jeito nenhum! Ela foi até seus irmãos mesmo, pois na cultura Hebraica da época os discípulos eram considerados irmãos e Jesus os tratou assim, tanto que esses discípulos passaram a morar com Jesus Cristo.
Lucas 18
28 E disse Pedro: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.

29 E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus,
30 Que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna.

31 E, tomando consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito;
Assim os 12 apóstolos além de ser considerados irmãos de Jesus Cristo, eles também moravam com Jesus Cristo.
(Tomé e Felipe JUNTO COM OS DOZE são chamados de IRMÃOS DISCÍPULOS!).
Meus irmãos Católicos prestem bem a atenção nesses dois nomes, “Tomé e Felipe” então vocês perceberão que os irmãos incrédulos de Jesus Cristo, na verdade eram esses dois discípulos.
João 20
26. Oito dias depois, estavam os seus discípulos outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles. Estando trancadas as portas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: A paz esteja convosco!
27. Depois disse a Tomé: Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé.
João 20
24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
João 14
5 Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
João 14
8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim?
Vejam a relação dos apóstolos.

Mateus 10
1 E, CHAMANDO os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.
2 Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;
3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu;
4 Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.

Observem somente nos nomes de Filipe e Tomé! Como foram expostos lá acima, eles são chamados de irmãos e moravam junto com Cristo, assim como os demais apóstolos! Esses dois apóstolos que moravam com Jesus Cristo e eram conhecidos como seus irmãos (discípulos) sempre tiveram dificuldade para acreditar que Jesus era o Messias prometido.

Portanto, os irmãos de Jesus que não criam nele, e moravam com Cristo, são os apóstolos Filipe e Tomé!

Autor: Grande amigo Sergio.

Salmo 69 Irmãos de Cristo.

9. Tornei-me um estranho para meus irmãos, um desconhecido para os filhos de minha mãe.
10. É que o zelo de vossa casa me consumiu, e os insultos dos que vos ultrajam caíram sobre mim.
Por muitas vezes, esse versículo do salmo 69 “ou 68 na Bíblia católica” foi usado pelos hereges para assim perseguir Virgem Maria, pegando um contexto isolado do salmo eles atribuem essa frase “me tornei um desconhecido para os filhos de minha mãe” a Virgem Maria e seus supostos Irmãos.
A resposta sobre o Salmo é bem simples:
"Pois por ti tenho suportado afrontas; Humilhação me cobre o rosto. Tornei-me estranho a meus irmãos, E um desconhecido para os filhos de minha mãe. Pois o zelo da tua casa me consumiu, E as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim."
Fonte:
[Salmos do Profeta e Rei Davi 68:8,9,10 - Tradução Brasileira Ortodoxa]

O Nosso Senhor Jesus usou o verso 10 (na LXX, 9 no TM) para si mesmo quando reprovou aqueles que faziam comércio dentro do templo:
"Achou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e também os cambistas sentados; e tendo feito um azorrague de cordas, expulsou a todos do templo, as ovelhas bem como os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai uma casa de negócio. Então se lembraram seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me devorará."
Fonte:
[João 2:14-17 - Tradução Brasileira Ortodoxa]
Interpretação:
Mãe nesse contexto é a Sinagoga. Por isso Jesus se tornou um estranho aos filhos de sua Mãe, ou seja, os seus irmãos de fé, que por conta do Zelo que Cristo tinha para com o Templo começaram a tratá-lo como um estrangeiro, desconhecido.

E de fato, os versos 9 e 10 do Salmo 68 (LXX) [69 no TM] se encaixam perfeitamente dentro do episódio narrado por São João no episódio das "lambadas" nos que fizeram da casa de Deus numa autêntica feira Livre.
O autor do maravilhoso comentário foi de um amigo ortodoxo.
Áureo Ferreira

FONTE ELETRÔNICA:

Sai dela povo meu! Jerusalém ou Roma?

Bem meus irmãos Católicos, esse termo retirado do livro de Apocalipse é usado pelos amigos rebelados para atacar a Santa Igreja Católica, segundo eles e segundo as interpretações bizarras que eles fazem no livro do Apocalipse, um belo dia ou um terrível dia (segundo cada interpretação) um anjo passará dizendo essa frase “Sai dela meu povo” se referindo a Santa Igreja Católica.
Não vou poupar nomes não, as principais seitas que pregam isso abertamente são:
Ministério 4 Anjos.
Adventistas em geral seguidores da falsária Ellen G. White.
Testemunhas de Jeová.
E vários seitas protestantes pentecostais e neo-pentecostais, não vou citar uma por uma porque são centenas delas.
Agora eu pergunto para esse bando de lunáticos, será que é isso mesmo que diz Apocalipse? Vamos ao texto:
Apocalipse 18
4. Ouvi outra voz do céu que dizia: Meu povo, sai de seu meio para que não participes de seus pecados e não tenhas parte nas suas pragas,
Bem nesse texto diz para as pessoas saírem de um lugar (Não de uma Igreja) para não participar de seus pecados e das suas pragas, até ai tudo bem, porém vamos encontrar na Bíblia Sagrada de que lugar o livro do Apocalipse se referia.
Lucas 21
20. Quando virdes que Jerusalém foi sitiada por exércitos, então sabereis que está próxima a sua ruína.
21. Os que então se acharem na Judéia fujam para os montes; os que estiverem dentro da cidade retirem-se; os que estiverem nos campos não entrem na cidade.
22. Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito.
23. Ai das mulheres que, naqueles dias, estiverem grávidas ou amamentando, pois haverá grande angústia na terra e grande ira contra o povo.
24. Cairão ao fio de espada e serão levados cativos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos pagãos, até se completarem os tempos das nações pagãs.
Bem meus irmãos Católicos, a resposta desse versículo de Apocalipse está no Evangelho de São Lucas, observem o texto e todos vocês entenderão que:
Jesus Cristo manda as pessoas saírem de Jerusalém e da Judéia.
Jesus Cristo manda ninguém entrar na cidade.
Jesus Cristo diz que serão dias de castigos.
Jesus Cristo diz que esse castigo contra Jerusalém será para se cumprir tudo o que está escrito.
Jesus Cristo diz que será angustia e ira contra aquele povo.
Agora eu pergunto:
Será que existe ainda algum lunático que irá desmentir Jesus Cristo?
Agora eu vou mostrar aqui o que Jesus Cristo se referia ao dizer:
Para que se cumpra tudo o que foi escrito”, olhe o que foi escrito contra Jerusalém (Sai dela meu povo).
Ezequiel 9
4. e lhe disse: Percorre a cidade, o centro de Jerusalém, e marca com uma cruz na fronte os que gemem e suspiram devido a tantas abominações que na cidade se cometem.
5. Depois, dirigindo-se aos outros em minha presença, disse-lhes: Percorrei a cidade, logo em seguida, e feri! Não tenhais consideração, nem piedade.
Jamais alguém encontrará na Bíblia Sagrada um versículo onde há uma condenação a cidade de Roma, isso é apenas fruto das alucinações protestantes.
Resumindo o tal “Sai dela meu povo” era referente à cidade de Jerusalém (prostituta da Babilônia).
E mais uma vez a mentira acaba.